Grandes veículos de comunicação destacam a introdução de carne suína na infância

Grandes veículos de comunicação destacam a introdução de carne suína na infância

Reportagens publicadas recentemente reforçam que a proteína é ótima indicação para introdução alimentar de crianças a partir de seis meses

A informação de que a carne suína pode compor a alimentação das crianças a partir dos seis meses de vida tem chamado a atenção dos brasileiros e ganhado as manchetes de importantes veículos de comunicação, como a rede Record e a revista Veja, no último mês. As orientações para introdução alimentar divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) vão de encontro com o trabalho que a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) desenvolve, desde 2015, nas capacitações de profissionais da saúde, através do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), sobre a importância da proteína suína na alimentação infantil.

Reportagem do programa televisivo “Domingo Espetacular”, da Record, deste domingo (4) (confira aqui) trouxe de forma detalhada a importância da inserção de comidas sólidas na alimentação dos bebês e destacou a saudabilidade e o alto valor nutricional da proteína suína. Segundo o doutor Mauro Fisberg, pediatra entrevistado na matéria, a carne suína é uma opção interessante para compor o cardápio das crianças por conta das suas vantagens. “Algumas partes do porco têm muito menos gordura do que a carne de frango e muito menos do que a carne de vaca, então, por que não utilizar? ”, questiona.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a carne suína é uma excelente opção por ser uma fonte de ferro e se tratar de um alimento ideal para a prevenção de doenças neurológicas e cardíacas, além de possuir cortes com menos gordura e maior custo benefício do que as outras carnes disponíveis no mercado. Os especialistas recomendam que a proteína seja preparada em porções menores, moída ou desfiada, e com temperos naturais.

O tema também ganhou destaque na revista Veja (confira aqui) e no portal de notícias R7 (confira aqui) no último mês, inserções na mídia que têm ajudado a desmistificar muitos pontos a respeito desta que é uma das proteínas que apresentam mais benefícios à saúde.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, ressalta a importância do trabalho realizado pela entidade na conscientização dos profissionais de saúde em relação à inserção da proteína suína em todas as fases da vida. “É muito importante perceber que o trabalho da ABCS conseguiu ampliar as informações de saudabilidade da carne suína a ponto de hoje vermos novas orientações como esta da OMS, que mudou as instruções da alimentação infantil. Desde 2015 nós disseminamos essa informação e vamos continuar com o trabalho de divulgar e estimular o consumo dessa carne no dia a dia dos brasileiros”.

Fonte: ABCS.

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas