Ministério da Agricultura atende reivindicação da ABCS sobre venda de milho

Ministério da Agricultura atende reivindicação da ABCS sobre venda de milho
Portarias publicadas pelo governo federal autorizam a venda do grão

 

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) teve uma de suas principais reivindicações atendida pelo Ministério da Agricultura. Na última sexta-feira (2), portarias publicadas no Diário Oficial da União autorizam a venda dos estoques públicos de milho, por meio de leilões de Valor de Escoamento de Produto (VEP) e também por meio da venda direta, denominada Venda Balcão.

 

O aumento na disponibilidade do grão por meio da Venda Balcão havia sido solicitado pelo presidente da ABCS, Marcelo Lopes, ao secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Caio Rocha, em reunião realizada ainda em outub
ro de 2011. Segundo o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos, o atendimento às demandas que envolvem suinocultores é “de suma importância para a suinocultura brasileira”.

 

Segundo a ABCS, a média de disponibilização do grão é de 12 a15 toneladas ao mês, salvo no Rio Grande do Sul, estado onde a disponibilização chega a 27 toneladas por mês. No entanto, a demanda atual gira em torno de 54 toneladas ao mês. Por este motivo, os produtores de suínos estão encontrando dificuldades no sistema produtivo.

Por meio da Venda Balcão, a Portaria Interministerial 144 autoriza a liberação de até 200 mil toneladas de milho para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, principais produtores de suínos do país. Já a Portaria 143 autoriza a comercialização de até 500 mil toneladas por meio de leilões da VEP. Além do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, também devem ser beneficiados os estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, além das regiões Norte e Nordeste, e o norte de Minas Gerais.

As portarias publicadas pelo governo serão operacionalizadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Segundo o Ministério da Agricultura, as medidas são uma forma de o governo abastecer o mercado com carência do produto e atender ao setor que enfrenta dificuldade devido à quebra da safra devido a problemas climáticos.

 

A problemática do milho para os suinocultores será um dos temas tratados na tarde desta segunda-feira (5) pelo presidente da ABCS, Marcelo Lopes, em palestra ministrada no 4º Fórum Nacional do Milho. O evento ocorre às 14h, e integra a programação da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da ABCS

Data da publicação: 05/03/2012

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas