ABCS pede apoio de senadora para solucionar a crise dos integrados

 

ABCS pede apoio de senadora para solucionar a crise dos integrados
Presidente da associação esteve reunido com a senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS)

 

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, e o presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), Valdecir Luis Folador, estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (27) com a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) discutindo a crise que afeta os produtores integrados de suínos. As entidades pediram o apoio da senadora para que o projeto, de sua autoria, seja colocado em discussão o quanto antes no Senado Federal.

A proposta está pronta para começar a ser discutida na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado. Na análise da ABCS, a crise que afeta os produtores integrados de suínos, que estão precisando recorrer à Justiça para receber os pagamentos atrasados da Doux Frangosul, poderia ser evitada caso os projetos de lei que regulamentam as relações contratuais entre produtores e agroindústrias já tivessem sido aprovados pelo Congresso Nacional.

Para a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), o projeto de lei representa um marco regulatório para assegurar remuneração adequada ao produtor e segurança jurídica aos contratos de integração.

- Esta lei é fundamental para nós. A situação dos produtores está ficando insustentável -, afirmou Marcelo Lopes, durante a reunião com a senadora.

Para Marcelo Lopes, o atraso nos pagamentos da Doux Frangosul, que afetam cerca de 2,2 mil criadores integrados só no Rio Grande do Sul, serve de alerta para um problema que há anos vem afetando a suinocultura brasileira. Atualmente, este modelo de produção atinge mais de 60% da produção de suínos e as regras desses contratos são definidas pelas indústrias, que não têm oferecido segurança aos produtores.

O presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul, Valdecir Folador, destacou que alguns produtores não recebem há meses.

- Hoje, temos casos de produtores que estão há seis meses sem receber. Tendo uma regulamentação, vai auxiliar na solução deste problema-, disse Folador.

Durante a reunião, a senadora se mostrou preocupada com o problema que envolve os produtores integrados relatado pelos presidentes das associações. Ana Amélia Lemos afirmou que irá conversar com relator da proposta, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), para tentar acelerar a tramitação da matéria.

- Eu penso que aqui no Senado podemos trabalhar com mais celeridade este projeto. O interesse meu é proteger o mais fraco. Vou conversar com o senador Acir para a gente tentar dar uma acelerada. É um marco regulatório este projeto -, afirmou a senadora.

 

Assessoria de Imprensa da ABCS

Publicado em 27/02/2012

 

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas