ABCS participa do 4° Fórum Nacional do Milho, durante a Expodireto Cotrijal

 

ABCS participa do 4° Fórum Nacional do Milho, durante a Expodireto Cotrijal

 


 

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, esteve presente nesta segunda-feira (5) no 4° Fórum Nacional do Milho, durante o primeiro dia da Expodireto Cotrijal 2012, em Não-Me-Toque/RS. Reunindo representantes dos setores público e privado, o fórum teve como tema central a “Interação com o MAPA: Políticas em tempos de crises, estiagem e supersafra”.

No encontro, o presidente reforçou a necessidade de rever a política de venda de milho balcão pela Conab. Marcelo Lopes afirmou que as regras atuais limitam a venda de milho balcão somente para pequenos produtores “com número reduzido de animais e disponibilizam apenas entre 12 e 15 toneladas mensais por produtor, sendo que seriam necessárias 54 toneladas por mês”, ressaltou.

De acordo com o presidente da ABCS, “nosso grande problema se encontra nos valores de comercialização do milho que atingem índices desproporcionais à sustentabilidade do setor, aliado a um desequilíbrio entre oferta e demanda”, defendeu. Para a ABCS, a ausência de um plano de contingencia e um planejamento estratégico são principais responsáveis pelas crises reincidentes no setor, “que resulta em um ônus que o suinocultor brasileiro não tem mais condições de arcar”, argumentou o presidente.

Marcelo destacou ainda que os estados da região Sul, como maiores produtores e exportadores do setor, terão pela frente grandes desafios para garantir a oferta de insumos em valores acessíveis e rentáveis. “São sucessivas as estiagens nessa região devido aos fatores climáticos, mas não podemos deixar o produtor a mercê dessa situação, sem uma politica de controle, sem ações preventivas”, encerrou.

Também participaram do evento o Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Caio Tibério da Rocha; o presidente da Associação Brasileira de Sementes e Mudas, Narciso Barison Neto; o presidente executivo da União Brasileira da Avicultura (UBABEF), Francisco Turra, e o engenheiro agrônomo da Semeato S/A, Eduardo Copetti.

 

Fonte: ABCS
Publicado em 08/03/2012

 

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas