ABCS pede apoio do ministro da Agricultura para solucionar a crise na suinocultura

ABCS pede apoio do ministro da Agricultura para solucionar a crise na suinocultura

 

Nesta quinta-feira (22), o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, esteve reunido com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Mendes Ribeiro Filho, pedindo soluções para a crise que afeta a suinocultura brasileira. A reunião contou com a presença de representantes das associações estaduais de suinocultores dos estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso e São Paulo. Diante das reivindicações, o ministro Mendes Ribeiro Filho afirmou que tomará providências imediatas contra a crise que assola os produtores de suínos do país.

No encontro, o presidente da ABCS apresentou as demandas consideradas mais urgentes para a sobrevivência da atividade nos próximos meses.

“O preço pago pelo suíno vivo nas granjas está sendo muito inferior ao seu custo de produção. Isso corresponde a R$3,5 bilhões de prejuízo ao ano para o setor. É preciso levar em consideração que o produtor gasta com insumos, como o milho e a soja, que têm tido elevação nos preços, especialmente pelas condições climáticas não muito favoráveis que têm abalado nosso país”, reforçou o presidente, que afirmou receber manifestações recorrentes de produtores de suínos que têm acumulado prejuízos nos últimos tempos.

Durante a audiência, o ministro Mendes Ribeiro afirmou estar ao lado do produtor de suínos, e afirmou que vai buscar junto aos órgãos responsáveis saídas para amenizar a crise.

“Vocês têm um ministro que acredita na suinocultura como um grande fortalecedor do agronegócio brasileiro”, afirmou Mendes. “Faremos de 2012 o ano da suinocultura”, disse o ministro.

As principais reivindicações feitas pela ABCS foram o aumento da disponibilidade do milho balcão através da Conab, a promoção de venda de milho via sistema balcão – que hoje é praticado a R$ 27,00 a saca no Rio Grande do Sul – , além de leilões direcionados de milho para os produtores de suínos, com base no seu plantel.

Sobre o custo de produção, Mendes Ribeiro afirmou que irá buscar instituir o preço máximo do milho, com intuito de evitar situações extremas como apresentadas pelo presidente das entidades estaduais presentes no encontro. O ministro afirmou ainda que irá buscar para a cadeia de suínos a criação da Política de Garantia de Preço Mínimo para a carne suína. Nesse sentido, o presidente da ABCS reforçou a existência de um Projeto de Lei do Senador Valdir Raupp (PMDB-RO) que está em tramitação.

CLIQUE AQUI e confira carta enviada pela ABCS ao Sr. Caio Rocha, Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura - MAPA.

 

Fonte: ABCS
Publicado em 23/03/2012

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas