Encontro de suinocultores em Toledo/PR fortalece necessidade de uma lei da integração

Encontro de suinocultores em Toledo/PR fortalece necessidade de uma lei da integração

ABCS reuniu 300 produtores paranaenses para discutir o assunto neste sábado


Depois de promover um amplo debate no Rio Grande do Sul e Santa Catarina sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos produtores que trabalham com esse sistema e também apresentar os principais pontos do Projeto de Lei 8.023/2010, do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), e o PLS 330/2011, da senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS), que estabelecem condições, obrigações e responsabilidades nas relações contratuais entre produtores integrados e agroindústrias integradoras, chegou a vez dos suinocultores paranaenses.

Diante do volume expressivo de produção de suínos coordenada pela agroindústria, num sistema conhecido popularmente como produção integrada, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) vem buscando melhores condições para esses suinocultores. Neste sábado (14), a entidade junto da Associação Regional dos Suinocultores (Assuinoeste) e parceiros, realizou o 3º Fórum de Suinocultores Integrados na cidade de Toledo/PR, onde estiveram presentes mais de 300 produtores de suínos da região, também preocupados com a necessidade de se criar uma lei que regulamente a relação de integração.

“A angústia demonstrada por alguns produtores que participaram do evento, especialmente em relação à crise que afeta a suinocultura, serve de motivador para que a ABCS se empenhe cada vez mais na busca de soluções que ajudem a auxiliar os produtores. A suinocultura brasileira  precisa de atenção do governo, e a ABCS está em busca da solução para estes anseios”, reforçou o presidente da ABCS, Marcelo Lopes.

Convidado a participar do evento, o professor do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade de Brasília (PROPAGA/UnB), Dr. Josemar Xavier, abordou as deficiências dos sistemas de integração no Brasil e mostrou aos suinocultores, de uma forma clara, a importância do associativismo para que os produtores possam trabalhar em conjunto. “Com o trabalho em conjunto, a suinocultura toda ganha força”, destacou o Xavier. Para ampliar o conhecimento a cerca do cenário atual do agronegócio brasileiro, em específico a suinocultura, o diretor-executivo da ABCS, Fabiano Coser, fez um balanço aos produtores do crescimento do consumo da carne suína no Brasil e também mostrou um panorama do sistema de integração no país.

Para o presidente da Assuinoeste, Darci José Backes, o suinocultor integrado também está em condições difíceis, tanto quanto o independente. “Hoje não ganha para pagar os custos”, afirma. Na opinião dele, a crise serve para reforçar a necessidade dos produtores, através de entidades representativas de classe e representantes políticos reivindicarem a criação de uma lei para regular os sistemas de integração.

 

 

 

Fonte: ABCS
Publicado em 16/4/2012

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas