Comissão de crise vai analisar propostas de suinocultores

Comissão de crise vai analisar propostas de suinocultores

Ministério irá se posicionar em reunião no dia 27 de junho

 

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, constituiu uma comissão de crise para analisar propostas apresentadas pelo setor da suinocultura em reunião na última quarta-feira (13), em Brasília. “Eu me comprometo a oferecer uma resposta que será elaborada pela minha equipe em reunião no próximo dia 27 de junho”, afirmou.

De acordo com Mendes Ribeiro, apesar da crise, a expectativa para o mercado de suínos é muito boa e as exportações só tendem a aumentar. Contudo, os produtores solicitaram ações emergenciais ao governo. Entre os pedidos estão a prorrogação dos vencimentos das dívidas de custeio e investimento dos suinocultores; o aumento dos limites de crédito para retenção de matrizes para o valor de R$ 500,00 por matriz, até o limite de R$ 2 milhões por produtor; e a inclusão da carne suína na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).

De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, há um ano e meio os produtores só vêm tomando prejuízos. “Se não tivermos uma solução mais em longo prazo, daqui um ano, dois anos nós vamos estar aqui novamente conversando sobre isso”, concluiu.


Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Publicado em 15/6/2012

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas