Ministro da Agricultura oficializa Semana Nacional da Carne Suína

Ministro da Agricultura oficializa Semana Nacional da Carne Suína

Cerimônia aconteceu nesta quarta-feira no Ministério da Agricultura, em Brasília

 

Aumentar o consumo da carne suína pelos brasileiros. Esse é o objetivo principal da Semana Nacional da Carne Suína, lançada na tarde desta quarta-feira, 12 de setembro, às 11h, no Salão de Atos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em Brasília O evento, que foi coordenado pelo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, é uma iniciativa promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), com apoio institucional do MAPA, da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs). A cerimônia reuniu ainda líderes da suinocultura, representantes de grandes processadoras de carne suína, parlamentares ligados a suinocultura, além de profissionais da cadeia de suínos.

Realizada em 2013, a campanha pretende atingir supermercados de todo o país, garantindo maior espaço para a carne suína nas gôndolas do varejo. A ação também buscará reestruturar o formato do produto, torna-lo mais prático e aprimorar ainda sua apresentação nos pontos de venda, oferecendo uma consistente diversidade de cortes, criando opções dissociadas de gordura.

“É essencial é que nós estejamos juntos com as cadeias produtivas mostrando a importância do consumo interno. Isso é uma responsabilidade de todos, inclusive do Ministério da Agricultura”, afirmou Mendes Ribeiro, destacando o engajamento da indústria e dos supermercados na campanha de incentivo ao consumo da carne suína.

Para o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, a Semana vem ao encontro da meta estabelecida pela entidade de alcançar o consumo médio de 18kg per capita [atualmente, o consumo estimado é de15,1 kg] até o final de 2015. “Essa é uma conquista para o setor de suínos, uma iniciativa que trará resultados representativos para o consumo de carne suína no Brasil e que, com o apoio do MAPA, da ABRAS e Abipecs, aumentará as possibilidades de tornarmos o Brasil um grande país consumidor de carne suína”. Lopes ainda esclareceu que a campanha não é somente voltada ao cliente final e à ampliação do consumo da carne suína. Trata-se de criar condições estruturais nos pontos de venda de modo a oferecer o produto de acordo com as características desejadas pelos consumidores, “como cortes porcionados, com pouca gordura, saborosos e saudáveis”, comenta.

Para reforçar as ações de apoio ao setor, foi assinado um protocolo de intenções e de entendimento para a cooperação na área de comercialização e incentivo ao consumo. “Parabenizo a iniciativa da ABCS que já lançou a semana  nordestina da carne suína, esta é uma aposta importante de trabalho que nós podemos desenvolver. Aumentar o mercado de consumo criar mais mercado para o consumo exige cooperação e, a ABRAS neste momento se disponibiliza, porque temos uma visão de cadeia produtiva em nossa relação com varejo”, comentou o presidente da ABRAS, Sussumo Honda. Já o presidente da Abipecs, Pedro de Camargo Neto, reforçou a parceria da entidade no aumento de consumo e foi enfático: “A virada começa a partir de hoje!”.

 

Entre parceiros e amigos

Na noite do dia 11, a ABCS promoveu um jantar de apresentação da Semana Nacional da Carne Suína e contou com presença significativa de líderes da suinocultura, representantes das maiores empresas de processamento de carne suína, produtores e parlamentares, reunindo mais de 70 participantes de diferentes estados do país.

“Reunimos importantes autoridades nesse encontro, o que reflete a importância da suinocultura para economia nacional e confirma a forte atuação da entidade em prol do desenvolvimento da cadeia de suínos, com foco na demanda”, comentou o diretor-executivo da entidade, Fabiano Coser.

No encontro, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária – maior bancada do Congresso Nacional –, o Deputado Homero Pereira, reforçou o apoio a suinocultura e as ações desenvolvidas par aumentar o consumo da carne suína. A Senadora Ana Amélia Lemos destacou a atuação da ABCS que no movimento em busca de soluções para a crise na atividade reuniu mais de 700 suinocultores na Esplanada do Ministérios em Brasília. “A força do associativismo desempenhado pela ABCS traz para essa Semana a certeza de sucesso! Acredito que essa iniciativa possa trazer equilíbrio para os suinocultores”, encerrou.

 

Publicado em 12/09/2012

Fonte: ABCS

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas