Brasil e União Europeia firmam acordo sobre bem-estar animal

Brasil e União Europeia firmam acordo sobre bem-estar animal

ABCS acompanha de perto as ações discutidas na 6ª Cúpula Brasil União Europeia


Nesta quinta-feira (24), o Brasil e União Europeia assinaram o protocolo de cooperação técnica em bem-estar animal durante a 6ª Cúpula Brasil União Europeia, no Palácio do Planalto. A parceria prevê um grupo de trabalho para intercâmbio regular de informações e cooperação técnica para a melhoria dos sistemas de criação dos animais destinados a produção de alimentos, do seu nascimento ao momento do abate.

O protocolo foi elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) com a colaboração do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA/SDA).

A União Europeia é um dos mercados mais exigentes e demanda por tratamento adequado aos animais de produção. De acordo com o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Célio Porto, a parceira firmada pelo Brasil promove a troca de informações e conhecimentos técnicos científicos no assunto. “A assinatura do termo de cooperação é um avanço no entendimento dos técnicos brasileiros e europeus, especialmente para estudos e treinamentos, visto as diferenças significativas entre Brasil e Europa quanto suas condições climáticas, culturais e logísticas, que interferem significativamente no bem estar dos animais de produção”, explicou o secretário.

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), acompanha este projeto e já promove discursões internas sobre o bem estar animal. Para o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, é de grande importância a participação do setor produtivo nos grupos de trabalho que definirão processos e regras a respeito do bem-estar para suínos de produção no Brasil. “A ABCS junto aos produtores de suínos estão atentos a todas as exigências. Sabemos que este assunto requer cuidado e empenho de todos os lados”, diz.

 

 

Fonte: ABCS com informações do MAPA
Publicado em 25/01/2013

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas