ABCS apresenta demandas do setor ao Ministro da Agricultura

ABCS apresenta demandas do setor ao Ministro da Agricultura

Documento foi definido junto aos presidentes das associações estaduais

 

Na tarde desta quarta-feira (06), o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, acompanhado dos presidentes das entidades afiliadas a ABCS, esteve reunido com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Mendes Ribeiro Filho, para apresentar as demandas definidas para o setor de suínos em 2013. A audiência contou ainda com a presença dos Deputados Jeronimo Goergen, Valdir Colatto, Carlos Henrique Heinze e do Senador Sérgio Souza, além do Secretário de Política Agrícola, Neri Geller; da Defesa e Agropecuária, Enio Marques e do Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha.

Após a Assembleia Geral da ABCS, realizada nesta manhã na sede da entidade em Brasília, o setor definiu por determinadas prioridades que deverão ser tratadas pelo governo federal a curto, médio e longo prazo. Abaixo as reivindicações:

ü  Incluir a carne suína na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM);

ü  Renegociar Dívidas dos Suinocultores;

ü  Potencializar o Programa Nacional da Sanidade Suídea (PNSS).

ü  Operacionalizar o Sistema de Contrato de Opção de Compra de Milho;

ü  Apoiar a Aprovação dos Projetos de Lei de Integração;

ü  Regulamentar a Liberação de Recursos Públicos para Novos Investimentos em Suinocultura;

ü  Garantir Abastecimento Interno de Milho por meio da Recomposição dos Estoques Públicos;

ü  Aumentar a Oferta de Milho para Venda Balcão e o Limite de Compra por Suinocultor;

“No ano passado a cadeia de suínos vivenciou um momento de grande crise, com os altos preços dos grãos, o que refletiu diretamente no custo de produção dos animais. Para esse ano a expectativa da entidade é que a demanda de suínos vivo esteja alinhada com a oferta, o que proporcionará aos suinocultores de todo o país maior estabilidade, mas isso somente será possível com a manutenção dos preços de milho e farelo de soja em valores compatíveis com a realidade da produção de suínos do Brasil, ponto crucial para a sobrevivência de centenas de suinocultores em todo o país”, comentou o presidente da ABCS, Marcelo Lopes.

Para o Secretário de Política Agrícola do MAPA, Neri Geller, que esteve presente na audiência “a suinocultura merece atenção”. “Vamos auxiliar o setor a concretizar todos os projetos e pedidos que foram entregues hoje a deputados e ao próprio Ministro. Sabe-se que o milho por enquanto é um dos mais graves entraves para o crescimento e sustentabilidade do setor, então o governo pretende criar políticas que facilitem a aquisição deste produto pelos suinocultores”, comentou.

Durante a audiência, o ministro Mendes Ribeiro afirmou estar ao lado do produtor de suínos em 2013. “Se no ano passado conseguimos viabilizar o milho para o produtor é porque vocês estiveram aqui, nos alertaram. Para esse ano já podemos antever essa situação e nos precaver, disponibilizando mais milho para os suinocultores”, afirmou. No encontro o conselheiro financeiro da ABCS, José Arnaldo, ressaltou que a exportação de milho que em 2012 chegou a 21 milhões de toneladas e apenas em janeiro deste ano apresentou volume acima de 3 milhões de toneladas. “Se continuarmos nesse ritmo não irá sobrar milho para o mercado interno. Suinocultores e avicultores mais uma vez vão amargar uma crise de grãos”, destacou o conselheiro que também é vice-presidente da Associação dos Suinocultores de Estado de Minas Gerais (ASEMG). Sobre o assunto, o ministro disse estar atento e que alertará os responsáveis por esse setor sobre as necessidades do produto às cadeias de suínos e aves.

“Muitos dos suinocultores ainda não saíram da crise, pois não têm como pagar as dívidas de mais de um ano de instabilidades, por isso, um dos principais projetos para o setor a ser trabalhado em 2013 é aumentar o limite de crédito e renegociar as dívidas. Vamos lutar pelos projetos e fazer valer a vontade dos suinocultores brasileiros”, comentou o Deputado Federal, Valdir Colatto –, que também é vice-presidente da Frente Parlamentar Mista da Suinocultura –, reforçando a necessidade da prorrogação das dívidas juntos aos bancos, medida solicitada também no documento entregue pela ABCS.

Ao final da audiência, o Ministro afirmou que marcará com brevidade encontros no Ministério da Fazenda para que as propostas sejam apresentadas e cobrará do setor de Política Agrícola medidas para que o suinocultor não enfrente nova crise por conta da escassez e alta dos grãos.

Consolidação política

Ainda nesta quarta-feira a ABCS promoveu um encontro entre os presidentes das estaduais e os principais parlamentares envolvidos com a suinocultura, num almoço à base de carne suína. Mais de 50 pessoas estiveram presentes, entre senadores, deputados, prefeitos e presidentes de associações estaduais. Na oportunidade foi entregue ao Deputado Federal Valdir Colatto o ofício com as demandas do setor a serem apresentadas na Frente Parlamentar da Suinocultura. Os presentes também ficaram a par das tramitações do Projeto de Lei Nº 7.416, de 2010 que inclui a carne suína na pauta de produtos amparados pela Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). Relator do PL, o Deputado Federal Jerônimo Goergen, disse que a expectativa é que o Projeto seja votado na Câmara dos Deputados e que atualmente está na Comissão de Finanças e Tributação.

Fonte: ABCS
Crédito fotos: Carlos Silva/MAPA

Publicado em 06/02/2013

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas