Após demanda da suinocultura governo lançará contratos de opção para compra de milho

Após demanda da suinocultura governo lançará contratos de opção para compra de milho

Medida deve ser autorizada entre fevereiro e março deste ano

 

O Governo analisará demandas dos produtores de suínos entregue pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e poderá adotar medidas de apoio, segundo o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, durante reunião com o setor nesta quarta-feira, 6 de fevereiro, em Brasília.

No encontro, representantes de entidades ligadas à suinocultura entregaram ao ministro as prioridades para 2013.  Entre elas, a recomposição de estoques públicos de milho. De acordo com o titular da pasta da Agricultura, entre fevereiro e março será publicada portaria interministerial autorizando o lançamento de Contratos de Opção de Venda para aquisição do cereal por meio de leilões públicos a serem realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Mapa.

“Sabemos da necessidade da recomposição de estoques e lançaremos contratos com preços adequados para essa finalidade”, explicou Mendes Ribeiro, acrescentando que dialogará com os demais ministérios para tratar das demandas dos suinocultores.

Em janeiro deste ano, o Governo Federal autorizou em caráter excepcional a compra de até 300 mil toneladas de milho para recomposição de estoques públicos, que serão utilizados para venda em Balcão a pequenos produtores da área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Para o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, os contratos de opção são uma alternativa para atenuar o risco de oscilação dos preços. “É um providência de extrema importância para os nossos suinocultores que viveram grande crise em 2012 por conta dos altos preços dos grãos”, comenta. A demanda dos contratos de opção foi sugerida durante a Assembleia Geral da ABCS, realizada na manhã de quarta-feira, 06,  na sede da ABCS em Brasília, por meio do presidente da Associação dos Criadores de Suínos do Mato Grosso (ACRISMAT), Paulo Lucion.

 

Fonte: ABCS com informações do MAPA
Publicado em 7/02/2013

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas