Uma Agenda para a Suinocultura Brasileira

Uma Agenda para a Suinocultura Brasileira

 

Por Marcelo Lopes*

O ano de 2012 ficou marcado na suinocultura brasileira por diversos motivos. Por um lado tivemos um dos piores anos para os produtores de suínos, com preços muito baixos pagos aos suinocultores ao mesmo tempo em que vimos as cotações de milho e farelo de soja extrapolarem todos os recordes nacionais e internacionais, elevando o custo de produção a patamares nunca vistos. O ano que passou também será lembrado por um inédito movimento dos suinocultores por condições mais justas de produção, culminando com o Ato Público de 12 de julho, onde mais de 700 produtores de suínos marcharam em Brasília e mostraram no Congresso Nacional o seu descontentamento.

Mas também foi um ano de conquistas para suinocultura. Conseguimos melhorar a nossa capacidade de articulação política e mostramos ao poder público a nossa força. Muito dessa articulação se deveu à criação da Frente Parlamentar Mista da Suinocultura Brasileira (FPS), que conta hoje com 180 deputados federais e 12 senadores. A criação de uma Frente Parlamentar específica para tratar dos assuntos da suinocultura mostra que quando unimos força conseguimos fazer mais pelo nosso setor.

Como presidente da ABCS me dediquei para tornar  realidade a criação da FPS, e agora me empenho para reunir as demandas de toda cadeia produtiva de suínos e conseguirmos aumentar nossa expressão política.

É com esse intuito que no dia 20 de março, na próxima quarta-feira, nos reuniremos em Brasília para realizar o lançamento oficial da Agenda Parlamentar da Suinocultura Brasileira e apresentar as principais demandas do setor de suínos aos membros da Frente Parlamentar da Suinocultura. Para definir as principais demandas a serem defendidas nas agendas de deliberações das duas Casas legislativas colhemos solicitações de todos os elos da cadeia produtiva, a fim de levantar a bandeira da suinocultura perante os atores políticos e a opinião pública.

Nesse sentido, consideramos fundamental a presença das lideranças da suinocultura nesse encontro inédito e tão representativo, que trará cada vez mais deputados e senadores comprometidos com as causas do nosso segmento. A intenção da ABCS é consolidar a imagem da cadeia de suínos no Congresso Nacional e ratificar sua importância para o desenvolvimento do país.

Acreditamos que o cenário é positivo e que existe espaço para ampliar cada vez mais a defesa dos interesses do nosso setor.

 

Agenda Parlamentar da Suinocultura | 2013

Data: 20 de março de 2013

Horário: A partir da 20h

Local: CTG Jaime Caetano Braun - Setor de Clubes Sul, Trecho 2, Conjunto 47 - Brasília/DF (Ao lado da ASSEJUS - próximo a 3ª ponte)

Informações: (61) 3030.3200 ou (61) 3215.3228 / Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

*Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos

 

Publicado em 14/03/2013

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas