ABCS prestigia lançamento da Frente Parlamentar da Suinocultura Mineira

ABCS prestigia lançamento da Frente Parlamentar da Suinocultura Mineira

 

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, esteve presente no lançamento da Frente Parlamentar da Suinocultura Mineira junto do presidente da Frente Parlamentar Mista da Suinocultura, Deputado Federal Vilson Covatti. Lançada nesta quarta-feira, 22, na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, a Frente Parlamentar da Suinocultura Mineira foi idealizada através de uma solicitação do atual presidente da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), Dr. Antônio Ferraz, ao deputado estadual Glycon Moreira Franco.

Para Marcelo Lopes, a atuação da Frente Parlamentar é fortalecer o setor suinícola e trazer voz ativa ao produtor do suíno do Brasil. “Teremos um ativista da suinocultura para defender os interesses dos produtores de suínos de Minas Gerais. Junto com nossa atuação em Brasília, por meio da Frente Paramentar Mista da Suinocultura e do nosso Deputado Vilson Covatti, podemos ir mais longe”, disse o presidente e completou: “Apoio as afiliadas do nosso sistema ABCS a investir na criação de outras Frentes estaduais, fortalecendo nosso setor”.

Segundo o presidente da Asemg, Dr. Antônio Ferraz, a Frente Parlamentar é de suma importância para a suinocultura mineira. “Nosso setor tem muito a oferecer a toda a população, mas passamos por diversos percalços que somente com o apoio  do legislativo conseguiremos enfrentar”, destacou o contou o presidente. “Esperamos que atitude dessa relevância seja seguida por outros estados. Mais uma vez a suinocultura mineira sai na frente”, conclui.

O deputado estadual, Glycon Moreira Franco, reforçou sua parceria com o setor e agradeceu a confiança e oportunidade em liderar os interesses dos suinocultores mineiros. “Será uma honra estar à frente de um setor tão importante para o nosso estado. Estaremos juntos nessa jornada” conta. O presidente da Frente Parlamentar Mista da Suinocultura, Deputado Vilson Covatti destacou a importância da ação. “Tenho certeza que esse lançamento não é apenas pioneiro, mas o maior estímulo e exemplo para serem criadas mais Frentes da Suinocultura em outros estados da Federação”, destacou.

Atualmente o agronegócio no estado é um representante de peso no PIB nacional, chegando a representar 15% de todo o agronegócio nacional, segundo dados. É hoje o 4º maior estado produtor de carne suína, o que representa cerca de 435,8 mil toneladas de carne, sendo que 26 mil toneladas são exportadas e o restante destinado ao mercado interno.

“No quesito mercado interno, somos um Estado que se diferencia dos demais chegando ao consumo de 22 kg per capita frente a 15,5 kg/ hab/ano que representa a média nacional de consumo, favorecido sobretudo pela nossa cultura gastronômica”, explicou o presidente da Asemg, Dr. Antônio Ferraz.

Segundo a Asemg, a Frente Parlamentar da Suinocultura Mineira terá como diretrizes iniciais os seguintes temas: Tributação de entrada de carne suína de outros Estados; Criação do fundo GTA – Guia de Trânsito Animal; Criação do “Dia da Carne Suína Mineira”; Criação de mecanismos facilitadores para obtenção da licença ambiental para a suinocultura, inclusive redução de custos; Inserção da carne suína nas refeições fornecidas pelo Estado (escolas, hospitais, presídios, abrigos, etc.); Controle de estoque regulador de grãos (milho e soja); Criação de seguro de crédito; Criação de mecanismos facilitadores para participar nos leilões da CONAB; Mudança no conceito de fiscalização ambiental: de punitiva para orientadora e educativa.

 

Fonte: ABCS com dados da Asemg

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas