Palestra de Saudabilidade estreia em Congresso Internacional de Gastronomia

 

Palestra de Saudabilidade estreia em Congresso Internacional de Gastronomia

O PNDS (Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura) estreou a palestra “Carne suína, consumindo com mais sabor e saúde” no Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos, realizado entre 3 e 5 de junho, no Marina Park Hotel, em Fortaleza/CE, como mais uma ferramenta de preparação para a Semana Nacional da Carne Suína.

A campanha nacional, organizada pela ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos) em parceria com o Sebrae Nacional e o Grupo Pão de Açúcar e Extra, vai acontecer de 2 a 16 de outubro em todas as unidades do maior grupo varejista do país e visa eliminar mitos sobre a carne suína e aumentar o consumo do produto.

A Palestra de Saudabilidade, ministrada pela nutricionista e consultora da ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos), Thaliane Dias, está prevista para ocorrer em outros estados neste ano e, ao lado do Curso de Cortes e da Oficina Gastronômica, visa sensibilizar profissionais de saúde, nutricionistas, chefs, profissionais de açougue e consumidores finais sobre as qualidades de qualidade, sabor e praticidade da carne suína.

Na palestra, foram apresentados dados e informações sobre o desenvolvimento do processo de produção dos suínos bem como sobre a qualidade do produto. “A carne suína em si mudou muito nos últimos anos quanto à sanidade e benefícios para a saúde e o objetivo da apresentação é justamente quebrar preconceitos”, disse Thaliane.

Este conteúdo foi transmitido a cerca de 250 pessoas entre professores e alunos do curso de gastronomia e nutrição da Universidade Federal do Ceará, que organizou o evento, além de profissionais da área de saúde e de gastronomia. Este público é estratégico para derrubar mitos sobre a carne suína já que são formadores de opinião.

“Nós percebemos quando um auditório está interessado pela participação do público e as perguntas. Eles se mostraram muito interessados durante a palestra e, mesmo depois de terminar, fizeram perguntas e enviaram e-mails para solicitar mais informações”, contou Thaliane.

A técnica de qualidade do Grupo Pão de Açúcar, Cristiane Rocha, por exemplo, participou do evento e elogiou o conteúdo da apresentação. “Foi bastante esclarecedora e muito importante para a nossa regional, pois ainda existem tabus sobre o produto. As pessoas puderam conhecer mais sobre a carne suína e, com este tipo de informação, o consumo deve aumentar”, comentou.

Já para a professora do curso de Gastronomia da UFC (Universidade Federal do Ceará), Vládia Gomes, afirmou usar o produto em muitas receitas da cozinha asiática e destacou o interesse despertado em seus alunos pela carne suína. “Achei fantástico especialmente pela visibilidade que conseguiu entre os profissionais da gastronomia e para os estudantes. Meus alunos estão curiosos por mais informações sobre carne suína. Para este grupo, é excelente receber este tipo de informação”, classificou.

Saudável

A participação da nutricionista, apoiada pela ASCE (Associação dos Suinocultores do Ceará), revelou também que a carne suína é rica em vitaminas do complexo B (favorece a capacidade imunológica), Ferro, Potássio, Cálcio e Fósforo. “Em muitos países da Europa, a carne suína é usada como tratamento para anemia, por exemplo. É um produto parceiro do cardápio saudável”, acrescentou.

Em relação a outras carnes, por exemplo, o lombo e o pernil cozidos têm em média menos gordura saturada que a coxa de frango ou o filé mignon cozidos (6,7 e 4,7 gramas a cada 100 gramas contra 13 e 10). Quanto ao colesterol, o lombo e o pernil cozidos superam o peito e a coxa de frango e o filé mignon também cozidos (72,8 e 73,5 miligramas a cada 100 gramas contra 84,4 do peito, 93,6 da coxa e 85 do filé).


Semana Nacional da Carne Suína

A Semana Nacional da Carne Suína é uma iniciativa da ABCS, por meio do PNDS Sustentabildiade, que visa aumentar o consumo do produto no Brasil de 15 para 18 quilos per capita por ano até 2015.

A estratégia é desenvolvida por meio da capacitação de profissionais de todos os elos do setor suinícola, como os Cursos de Cortes, a Oficinas Gastronômicas e as Palestras de Saudabilidade, além de ações de marketing sobre a qualidade, a saudabilidade e sabor do produto com foco nos consumidores.

O evento nacional conta com o apoio do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Sebrae, Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Grupo Pão de Açúcar.

 

 

 

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