Merval Pereira traça panorama político no Brasil e na América Latina na abertura do XV SNDS

 

 

 

Merval Pereira traça panorama político no Brasil e na América Latina na abertura do XV SNDS


O jornalista, Merval Pereira, palestrou, ontem, na abertura do XV SNDS (Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura), sobre os desafios políticos e econômicos da América Latina. O brilhante cronista político da Rede Globo apresentou um detalhado quadro sobre os bastidores do poder em Brasília e como começaram os acordos políticos com vistas às eleições presidenciais em 2014.

“Temos pelo menos quatro candidatos competitivos: Dilma, Marina Silva, Eduardo Campos e Aécio Neves. Mas ainda pode surgir o José Serra. Acredito que, pela primeira vez nos últimos 12 anos, teremos condições de debater melhor um plano de crescimento para o Brasil. Se houver segundo turno, que é o mais provável, é possível a união de toda a oposição contra Dilma e o PT”, pontuou.

Para ele, o grande apoio popular recebido pelo PT está fragilizado e o modelo petista de governo será “difícil de defender” já que a taxa de crescimento de 2% ao ano da gestão Dilma é a menor dos últimos 20 anos. “Mesmo a sensação de maior renda para os mais pobres parece frágil, pois é baseada em assistencialismo. É um modelo que se esgotou. As manifestações nas ruas são prova disso”, avaliou.

Merval Pereira também comentou a respeito da geopolítica na América Latina, especialmente na América do Sul. "O Brasil está, de certa maneira, preso ao Mercosul, que é contaminado por uma politica bolivariana, enquanto a Aliança para o Pacífico se levanta como um rival no nosso próprio sub-continente", introduziu.

Ele manifestou preocupação com o rumo de diversos países da América do Sul mas ainda confia nas instituições brasileiras como a Justiça, a Mídia e o Legislativo para manter a democracia no Brasil. “A democracia está fragilizada em vários países como Venezuela, Bolívia e Equador”, indicou.

O XV SNDS continua hoje de manhã com as palestras de André Pessôa, Miguel Angel Higuera e Wilson Mello  e, pela tarde, de Luís Madi e Raul Rego, Angela Hirata e Leonardo Myao. Amanhã, será a vez do César Souza e Ozires Silva apresentarem suas palestras no encerramento do evento.

 

 

Mais informações
Dados Comunicação
Daniel Azevedo - (19) 9361-3821 ou (19) 3395-0405
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas