ABCS apoia Santa Catarina na criação da Frente Parlamentar Catarinense da Suinocultura

ABCS apoia Santa Catarina na criação da Frente Parlamentar Catarinense da Suinocultura

Lançamento acontece hoje na Assembleia Legislativa do estado

 

A Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) lançará na tarde de hoje, 11, na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar Catarinense da Suinocultura. A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), que apoia a criação estará presente no encontro por meio do presidente da entidade, Marcelo Lopes, e também do presidente da Frente Parlamentar Mista da Suinocultura Brasileira, Deputado Federal Vilson Covatti.

A defesa da criação de linhas de crédito para investimentos na cerca de oito mil granjas catarinenses deve ser a bandeira da Frente Parlamentar estadual. A representação proposta pelo deputado Moacir Sopelsa (PMDB), por sugestão da ACCS, obteve a adesão dos 40 integrantes do parlamento e já foi oficializada.  Será a terceira frente estadual, seguindo iniciativas similares de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, e deve desenvolver ações integradas com a Frente Parlamentar Mista criada no Congresso com participações de senadores e deputados federais.

Com 6,2 milhões de suínos alojados em suas granjas, 415 mil matrizes e exportação anual próxima de 200 mil toneladas, Santa Catarina é líder nacional na atividade e conta com oito frigoríficos certificados para exportação para o exigente mercado do Japão, graças ao status de área livre de aftosa sem vacinação de animais. Entre sugestões para atuação da Frente Parlamentar, estão a defesa de linhas de crédito especiais para investimentos que garantam a biossegurança nas granjas, bem como para ações voltadas à sustentabilidade ambiental e em novas tecnologias.

“Será um marco para o setor, pois acreditamos que as nossas demandas passarão a ser defendidas, atendidas e regulamentadas pela classe política. Tenho a convicção que esta Frente atuará não só em Santa Catarina, mas em âmbito nacional”, pontua o presidente da ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi.

 

Frente Parlamentar da Suinocultura debate planejamento do setor

A ACCS e parceira com a ABCS, a Frente Parlamentar Mista da Suinocultura Nacional e a Frente Parlamentar da Suinocultura Catarinense, juntamente com o Sindicato Rural de Braço do Norte realizarão nesta quinta-feira, dia 12, às 14h, no CTG Estância do Vale, o 1º Encontro Nacional da Frente Parlamentar da Suinocultura.

O município, berço da suinocultura catarinense, é referência no setor. De acordo com o presidente da ACCS Regional Sul, Adir Engel, o evento irá debater o planejamento para atender a demanda de grãos para o estado por meio da Conab, avaliação do Projeto de Lei que inclui a carne suína na PGPM (Preço Mínimo) e a tramitação do Projeto de Lei da Integração. "Diversos municípios estarão representados no evento, produtores e lideranças irão debater as questões pertinentes ao abastecimento de grãos. Cerca de 45% da suinocultura independente provém do sul de Santa Catarina”, explica.

 

Fonte: ABCS com informações da ACCS
Publicado em 11/09/2013

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas