ABCS e GPA iniciam oficinas gastronômicas para a promoção nacional da carne suína

ABCS e GPA iniciam oficinas gastronômicas para a promoção nacional da carne suína

Ações completam a preparação para a 2ª SNCS  que seguem em ritmo intenso no país


As Oficinas Gastronômicas “A Carne Suína é 10!” iniciaram pela região Nordeste o contato direto com os consumidores finais em preparação para a 2ª Semana Nacional da Carne Suína, que ocorrerá entre 3 e 17 de setembro em todas as lojas de varejo alimentar do GPA (redes Extra e Pão de Açúcar). As duas primeiras ações ocorreram em Fortaleza com a participação de muitos clientes das unidades Pão de Açúcar São João e Náutico, na cidade de Fortaleza.

Organizadas pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), em parceria com o GPA e o Sebrae Nacional, as Oficinas Gastronômicas convidam os clientes da maior empresa varejista do país a receber informação qualificada, acompanhar o preparo de uma receita e degustar um prato especial à base de carne suína preparado por um chef.

“A realização das Oficinas Gastronômicas nas lojas são a nossa oportunidade de aproximação dos consumidores. De forma prática e rápida, conseguimos mostrar a eles a saudabilidade e versatilidade da carne suína, além de ensinar preparos para uso cotidiano dos cortes. O brasileiro gosta do sabor da carne suína e as oficinas são uma oportunidade de ensinar a prepará-la. Iniciamos pelo Nordeste e passaremos com estas ações por todas as regiões do Brasil”, relatou a coordenadora do nacional PNDS, Lívia Machado.

O gerente comercial do GPA, David Buarque, explica que um dos principais objetivos das Oficinas Gastronômicas é derrubar os mitos e preconceitos existentes contra a carne suína. “É uma ação fundamental para levar informação aos clientes. Colocá-los em contato com o preparo, receitas e informações sobre a qualidade da carne suína, ajuda a romper com alguns mitos criados erroneamente sobre o produto”, analisa.

Buarque comentou ainda que há diferenças de avaliação sobre a carne suína nas diferentes regiões no país. Segundo ele, os consumidores no Sul e Sudeste têm menos restrições ao produto e, assim, a abordagem teórica já traz resultados positivos. “No Nordeste, é importante que eles efetivamente provam a carne suína. Esta prática é o primeiro passo para eliminar os preconceitos”, completou.

Este contato com a carne suína será certamente um prazer. As duas primeiras Oficinas Gastronômicas desta temporada, por exemplo, tiveram a presença do chef e especialista Daniel Furtado, que preparou strogonoff à base de carne suína. “As pessoas gostaram tanto que alguns repetiram três ou quatro vezes. Muitas vezes, os clientes não comem carne suína simplesmente porque não têm o hábito. Tenho certeza que, para os participantes desta Oficina, isso mudou. Até porque passamos receitas saborosas e fáceis de fazer”, contou.

As Oficinas Gastronômicas são mais um instrumento promovido pelo PNDS, ao lado dos Cursos Práticos e Teóricos que chegam a profissionais de açougue e das Palestras ministradas a formadores de opinião, para levar informação de qualidade a fim de derrubar mitos e preconceitos contra o produto em preparação para a 2ª Semana Nacional da Carne Suína.

Um dos materiais da oficina,  é o Folder, nele os clientes se informam sobre a qualidade e saudabilidade da carne suína, os motivos para come-la, além das receitas preparadas durante o evento como o “Escalope de Coxão Mole Suíno ao Azeite com Mix de Legumes na Manteiga” e o “Estrogonofe Especial Suíno com Batatas Coradas no Alecrim”. Clique aqui e conheça este trabalho.

 

Fonte: ABCS
Publicado em 15/05/2014

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas