Mapa e ABCS discutem diretrizes da OIE sobre Peste Suína Clássica

Mapa e ABCS discutem diretrizes da OIE sobre Peste Suína Clássica

Reunião visa garantir ao país status de livre de PSC

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) convocou a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e representantes da suinocultura nacional para uma reunião, hoje às 9h de amanhã, para apresentar as novas diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) sobre a vigilância e o reconhecimento de zonas livres de Peste Suína Clássica (PSC).

“O Mapa está convocando a cadeia para apresentar as novas diretrizes da OIE bem como para ouvir os posicionamentos do setor sobre o assunto. A ABCS faz este acompanhamento há bastante tempo e, inclusive, motivamos este debate com a presença de representantes da OIE e de vários países no ano passado no Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura. É mais uma vez a demonstração que o diálogo entre ABCS e o Mapa está muito próximo”, considera o presidente da ABCS, Marcelo Lopes.

O evento ocorrerá no Auditório Adalberto Serra, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em Brasília. No período da manhã, o encontro contará com a abertura do diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Guilherme Marques; apresentações dos fiscais do DSA sobre o atual sistema de vigilância sanitária brasileira e de outros países e debate de propostas com objetivo de o Brasil ser considerado como zona livre de PSC.

No período da tarde, os presentes participarão de discussões sobre os planos de ação a serem adotados pelos órgãos oficiais do Ministério da Agricultura e seu Departamento de Saúde Animal com vias a conseguir o reconhecimento por parte da OIE. O comunicado do Mapa também frisou que a presença do setor é  fundamental para “assegurar um planejamento público eficiente sobre este assunto de extrema relevância para a cadeia produtiva da carne suína brasileira”.

 

Fonte: ABCS
Publicado em 04-06-2014

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas