ABCS lança livro de referência sobre a produção de suínos

ABCS lança livro de referência sobre a produção de suínos

Apoiada pelo Sebrae, obra reúne artigos de 107 de expoentes do setor

 

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), em parceria com o Sebrae Nacional, irá lançar, no dia 24 de julho, o livro “Produção de Suínos: Teoria e Prática”, no qual sintetiza os conhecimentos científicos e práticos responsáveis por tornar a suinocultura brasileira uma das mais tecnificadas e avançadas do mundo. A entidade convida a todos os profissionais da cadeia a participarem do lançamento que ocorrerá a partir das 08h30 na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília.

A obra, que também poderá ser baixada gratuitamente pelo site da ABCS, é resultado de dois anos de trabalho organizado pela ABCS, com coordenação técnica da Integrall – Soluções em Produção Animal, e reúne 109 artigos de 107 dos melhores especialistas em suinocultura do país em mais de 900 páginas de conteúdo altamente qualificado.

O material está alinhado ao propósito do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) e realiza uma abordagem capaz de contribuir para o desenvolvimento da atividade de maneira economicamente viável e ambientalmente correta.

Para o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, o livro é uma das maiores contribuições da entidade para a produção de suínos nacional. “Essa é uma obra inédita, com abordagem completa e diferenciada de cada etapa da nossa produção, que poderá orientar milhares de suinocultores, profissionais da área e estudantes. Temos certeza que esse conteúdo será eficaz para o aprimoramento das granjas de suínos no país”, concluiu.

“É um livro extremamente abrangente que trata não só da operação, mas também de itens bastante relevantes e atuais como bem-estar animal, biossegurança, meio ambiente. Assim, um material que concentra a teoria e, principalmente, a prática pois foi feito por profissionais com notória experiência de campo. Assim, um dos maiores méritos do material é ser extremamente aplicável”, explicou o diretor-executivo da ABCS, Nilo de Sá, que ressaltou ainda que a obra não tens fins lucrativos e visa, apenas, disseminar conhecimento de alta qualidade para todos os produtores brasileiros. Nilo, que é médico veterinário e mestre nesta área, também relatou não conhecer outra publicação sobre a produção de suínos tão abrangente e completa mesmo em outros países.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apoia a iniciativa e o prefácio do diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Marques, a publicação está dividida em 21 capítulos que também tratam de temas como panorama da produção, melhoramento genético, sistemas de produção e instalações, gestão da informação, sanidade, manejo reprodutivo e nutrição, entre outros.

Para o gerente de agronegócio do Sebrae Nacional, Ênio Queijada, a obra será de grande valia para manter a qualidade e aprimorar a produção de suínos e atender também aos pequenos e médios produtores. “A abordagem completa desse material, faz dele uma obra única no setor, por isso, tão importante para a cadeia”, comentou.

 

Serviço:

Lançamento Livro “Produção de Suínos: teoria e prática

Data: 24 de julho (quinta-feira)

Local: SGAN 601 – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil | Brasília – DF

Horário: 08h30

 

PROGRAMAÇÃO

08h30 - Abertura

Marcelo Lopes, Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS)

09h00 - Palestra “Si vis pacem, para bellum” (se quer paz, prepare-se para a guerra)

Dr. Guilherme Marques – Diretor do Departamento de Saúde Animal (MAPA)

10h00 - Coffee Break

10h20 – Palestra “Biosseguridade frente aos novos desafios sanitários”

Iuri Machado – médico veterinário, Integrall – Soluções em Produção Animal

11h00 - Lançamento do livro “Produção de Suínos: Teoria e Prática”

Marcelo Lopes, Presidente da ABCS

Guilherme Marques, Diretor do Departamento de Saúde Animal (MAPA)

Ênio Queijada, Gerente de Agronegócios do Sebrae Nacional

 

Fonte: ABCS

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas