Cursos de cortes concluem capacitação de profissionais na região de São Paulo

Cursos de cortes concluem capacitação de profissionais na região de São Paulo

Oficinas Gastronômicas completam preparação até final de agosto

 

A preparação das equipes de loja do Pão de Açúcar e do Extra no aprimoramento dos cortes suínos para a 2ª Semana Nacional da Carne Suína, que acontece entre 3 e 17 de setembro, está concluída. A parceria entre Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), GPA e Sebrae Nacional ministrou os Cursos de Cortes a todos os profissionais formadores de açougue de 507 unidades da maior rede varejista do país.  A ABCS reforçou a capacitação em cortes em abril e desde então dezenas de lojas Pão de Açúcar e Extra em todo o Brasil já estão preparadas para atender ao consumidor com maior diversidade de cortes suínos.

“Foi uma grande entrega, pois constatamos o envolvimento dos profissionais dentro da loja, o que é a chave para consolidar o trabalho. Se a equipe de loja não está mobilizada, nem preço, nem marketing têm o mesmo efeito. Eles são muito importantes para alcançar e perenizar os resultados e, assim, reposicionar a carne suína”, introduz a gestora executiva do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), Anny Almeida.

A gestora executiva ressalta também a importância da informação qualificada e da motivação dos açougueiros. “Os dois principais objetivos dos Cursos de Cortes são a informação e a motivação. Estes pontos reforçam e consolidam o trabalho. Assim, temos certeza que estas equipes estão preparadas para realizar a tríade de exposição, atendimento e sortimento nas lojas e fazer a diferença”, acrescenta.

A estratégia das ações foi focada em quatro preceitos: motivação de açougueiros, envolvimento das equipes de loja; quebra de preconceitos entre profissionais de carne e clientes; e reposicionamento da carne suína nas gôndolas para, enfim, o objetivo principal de aumentar o consumo do produto dos atuais 15 kg por habitante.

Novo formato de oficinas gastronômicas já está em andamento

A ampla preparação conduzida pelo PNDS contará, ainda, com mais 10 Oficinas Gastronômicas no estado de São Paulo em novo formato para apresentar a carne suína diretamente aos consumidores. As sensibilizações, que contam com a participação de um Chef especializado no produto, ocorrerão em espaços maiores como clubes para receber ainda mais consumidores.

“Em parceria ao GPA redesenhamos esse formato para ampliar os atendimentos aos consumidores. A ação das oficinas é muito importante, pois é direta ao consumidor final. Adaptamos o modelo e nas ações de São Paulo trabalharemos com o agrupamento de lojas por ação, por meio de convites aos clientes” explica a coordenadora nacional do PNDS, Lívia Machado. “Começamos as oficinas ontem com as lojas do Noroeste de São Paulo, num evento realizado no Colégio Rio Branco, em Higienópolis, e foi um verdadeiro sucesso, mas de 100 participantes”, comenta.

Depois de Rio de Janeiro, Nordeste e Centro Oeste, os consumidores da capital paulista, Campinas, Marília, Santos e Taubaté poderão conhecer a qualidade, o sabor e praticidade da carne suína até o final de agosto. “Se trata de outro passo importante e ainda temos bastante o que fazer”, comenta.

A 2ª Semana Nacional da Carne Suína é possível graças à parceria entre ABCS, Sebrae Nacional e Grupo Pão de Açúcar e demais parceiros. A abertura da 2ª Semana Nacional da Carne Suína, ocorrerá no dia 3 de setembro, na sede do GPA em São Paulo, e tem presenças confirmadas do ministro da Agricultura, Neri Geller; do presidente da ABCS, Marcelo Lopes; o vice-presidente do GPA, Peter Estermann; o presidente da ABPA, Francisco Turra; e o gerente de agronegócio do Sebrae Nacional, Enio Queijada, entre outros.

Fonte: ABCS
Publicado em 20/08/2014

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