Especialista do Fantástico diz que carne suína é segura

Especialista do Fantástico diz que carne suína é segura

Microbiologista dá sinal verde para o consumo da proteína mesmo fora de casa

Especialista do Fantástico recomenda o consumo de carne suína em matéria sobre cuidados com a alimentação fora de casa – divulgada no programa Fantástico, da Rede Globo, na noite de domingo (21). A microbiologista Maria Tereza Destro respondeu à reportagem que não há risco em consumir carne suína, pois “a forma como estão sendo criados os animais agora é muito mais segura”, disse em rede nacional.

A reportagem do Fantástico usou três pratos, um verde, um amarelo e um vermelho, para sinalizar o que, normalmente, você pode comer sem problemas, o que a população precisa tomar cuidado e o que você não pode comer de jeito nenhum. Nesse teste a carne suína recebeu placa verde, totalmente aprovada para consumo.

Ainda segundo a microbiologista, deve-se redobrar a atenção com alguns alimentos que podem apresentar risco de intoxicação como frango mal passado, ovo com gema mole e maionese caseira. Orientou também sobre observar a higienização do local e o armazenamento adequado dos alimentos.

O quadro também mostrou que o número de casos de intoxicação alimentar em 2013 foi mais que o dobro que o de 2009, segundo pesquisa do Hospital do Coração, em São Paulo. O alerta vem de um dos autores da pesquisa, Daniel Magnoni, cardiologista e coordenador da pesquisa.  “Às vezes, são quadros muito graves de desidratação, que são necessários tratamentos mais eficientes, como hidratação”, disse.

Isso acontece porque muita gente não cozinha mais em casa. “O almoço, jantar e café da manhã fora de casa aumentou muito nos últimos anos no Brasil. Alguns dados mostram em torno de 300%, 400%”, explica o cardiologista.

Magnoni ministrou, na última sexta-feira (19), palestra sobre saudabilidade da carne suína no XXIII Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran), em Vitória (ES) para centenas de nutricionais. Promovida pelo Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), a palestra esclareceu mitos a respeito do consumo da proteína e destacou aspectos nutritivos da carne suína.

Veja matéria do Fantástico na íntegra:

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/09/especialista-recomenda-evitar-gema-mole-e-frango-mal-passado-na-rua.html

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas