“Na medida certa com a carne suína”, promovida pela ABCS, é ponto alto da PorkExpo

“Na medida certa com a carne suína”, promovida pela ABCS, é ponto alto da PorkExpo

Márcio Atalla, do Fantástico, desfaz mitos e elogia qualidades da proteína

 

A palestra “Na medida certa com a carne suína”, com o educador físico Márcio Atalla, promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) na última quinta-feira, foi um dos pontos altos da PorkExpo, que ocorreu na semana passada, em Foz do Iguaçu.

“A ABCS trouxe mais um especialista de referência e grande visibilidade em todo país. Foi assim com o médico Alfredo Halpern, o Dr. Drauzio Varella e, agora, o Márcio Atalla. Todos são unânimes em afirmar o grande valor nutricional da carne suína e que ela é saudável. Com isso, avançamos para eliminar qualquer preconceito contra o produto”, avalia o presidente da ABCS, Marcelo Lopes.

O famoso profissional, do quadro “Medida Certa” do Fantástico, reuniu cerca de 500 participantes, apresentou os argumentos científicos sobre os benefícios do consumo de carne suína e elencou os fatores mais importantes para ter uma vida saudável.

“São vários fatores que influenciam na saúde. Posso citar 20% de genética familiar, 20% do meio ambiente e 10% assistência médica, mas 50% é por conta do estilo de vida! Por exemplo, dois irmãos gêmeos são idênticos mas se um cuida melhor dos dentes, certamente, tem menos chances de cáries”, destacou Atalla.

Por isso, ele destacou a importância das atividades físicas, bons hábitos e da alimentação saudável para preservar a saúde. “O consumo de calorias não aumentou tanto nas últimas décadas mas, ainda assim, estar acima do peso é cada vez mais comum. A falta de exercícios na vida moderna é um dos fatores que mais colabora para isso”, detalhou.

Sobre a carne suína, o educador físico foi enfático em dizer que a proteína é saudável e, ainda, destacou suas vantagens comparativas. “A carne suína é mais magra que muitas outras carnes dependendo dos cortes e tem alto poder biológico. Quando consumimos carne suína, absorvemos até 98% da proteína. Já com proteína vegetal, só 40%. Então, é uma fonte de proteína de altíssimo valor biológico”, detalhou.

Atalla também frisou que há muita desinformação sobre a proteína entre consumidores, formadores de opinião e, mesmo, entre profissionais de saúde. “Há a desinformação desde os médicos até os nutricionistas e a mídia. Aqui está o papel do setor e dos profissionais de saúde em dizer que isso não é verdade. A carne suína é uma carne saudável”, defendeu.

Os presentes, já trajados de camisetas com a mensagem “Keep calm and coma mais carne suína” que haviam sido distribuídas pela ABCS, ABEGS, ASSUVAP, OUROFINO e PorkExpo, repetiram o “grito de guerra” da cadeia suinícola (“A carne suína é 10!”) em um momento de reafirmação da união da a cadeia em busca de objetivos comuns.

Fonte: ABCS
Publicado em 04/11/2014

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas