Paraná receberá primeiro Fórum de Bem-Estar e Integração

Paraná receberá primeiro Fórum de Bem-Estar e Integração

A ação é uma realização da ABCS em parceria com a APS e Sebrae Nacional

A cidade de Toledo no Paraná, localizada a cerca de 500 km de Curitiba, receberá, no próximo dia 16, o primeiro Fórum de Bem-Estar e Integração. Uma iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), em parceria com Associação Paranaense de Suinocultores (APS) e Sebrae nacional, o evento reunirá produtores, profissionais do setor e parceiros para debater temas relacionados as boas práticas agropecuárias e legislações relacionadas.

A ação, que integra o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), dá continuidade a uma série de diálogos protagonizados pela ABCS com o propósito de levar informação de qualidade ao criador. Primeira entidade realizar o evento, a APS defende que o Fórum é o pontapé inicial para aproximar o produtor paranaense do debate sobre bem-estar e integração, entre outros temas que impactam o setor. “O Paraná está se inserindo cada vez mais dentro do sistema nacional com intuito de trabalhar em consonância com a ABCS pelo crescimento da atividade”, reforçou o presidente da APS, Jacir Dariva.

Terceiro maior produtor de suínos, entre os estados brasileiros, o Paraná tem atraído investimentos para o setor. Atualmente, estão em andamento projetos para instalação de dois frigoríficos de suínos nas cidades de Castro e Cascavel. “O produtor precisa estar atualizado para atender este mercado em constante crescimento”, destacou Dariva.

Segundo o presidente da APS, a temática do Fórum é de extrema importância para a suinocultura paranaense dado as características da atividade na região. Hoje, a maioria dos suinocultores do estado atuam no sistema integrado. Por isso, um dos destaques do evento será a palestra sobre a futura Lei de Integração, ministrada pelo diretor executivo da ABCS, Nilo de Sá. A intenção é incentivar os produtores a começarem a colocar em prática algumas prerrogativas da lei, como a criação da Comissão de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (CADEC) em cada uma das unidades integradoras para defender os interesses dos produtores na relação com a agroindústria. Outro tema bastante debatido no setor, o bem-estar animal também será discutido no Fórum. O médico veterinário e consultor da Integrall Iuri Machado exporá informações para que o produtor brasileiro possa avaliar qual o modelo mais adequado à sua realidade e quais as políticas públicas existentes para implantar ações e práticas de bem-estar em sua propriedade antes destas se tornarem uma exigência normativa ou mercadológica.

O evento será encerrado com palestra do presidente da ABCS, Marcelo Lopes, que apresentará ações da entidade para o crescimento da atividade e sustentabilidade da cadeia como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS). O Fundo, além de potencializar as ações de marketing e mercado em prol do aumento do consumo de carne suína no país, também tem como objetivo levar auxílio técnico e especializado às CADECs constituídas e, assim, ampliar a representação política dos suinocultores juntos aos órgãos reguladores do setor, contribuindo para a expansão de mercados e segurança à cadeia suinícola.

O Fórum acontece no Centro de Eventos Ismael Sperafic de Toledo, na Rodovia 467. Para confirmar a participação entre em contato com a APS no telefone: 41- 3223-1207 ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Fonte: ABCS
Publicado em 06/04/2014

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas