ASEMG se compromete a cooperar com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura

 

ASEMG se compromete a cooperar com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura

O acordo foi firmado durante comemorações do “Dia da Carne Suína Mineira”

A Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG) assinou, no último dia 04, termo com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) em que se compromete a cooperar financeiramente com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), a partir de julho deste ano. O acordo foi firmado durante comemorações, em Belo Horizonte, do “Dia da Carne Suína Mineira”, instituído pela Lei nº 21.125, estabelecida a pedido da Frente Parlamentar da Suinocultura Mineira.

Com a efetivação da adesão da ASEMG, o Fundo ultrapassará 200 mil matrizes, já que a associação agrega 42% do plantel independente de MG.  Primeiro estado afiliado à ABCS a assinar o termo de adesão ao FNDS, Minas já iniciou dando exemplo   por meio das participações da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap), da Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região (Coosuiponte), da Associação dos Suinocultores do Triangulo Mineiro e Alto Paranaíba (ASTAP), da Cooperativa Suinco e do Frigorífico Saudali que juntos colaboram com quase 130 mil matrizes.

Idealizado para viabilizar as ações realizadas por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), o FNDS tem por intuito fortalecer e organizar a cadeia. “As primeiras reuniões de discussão deste Fundo, bem como as duas primeiras assinaturas de adesão ao mesmo ocorreram na sede da ASEMG. Desde então, começamos a sensibilizar também os representantes das indústrias mineiras para que juntos participemos e apoiemos este grande trabalho liderado pelo nosso presidente Marcelo Lopes. É uma grande satisfação fazer da nossa associação parte de tudo isso” disse o presidente da ASEMG, Antônio Ferraz.

Para o presidente da ABCS, Marcelo Lopes a atitude da ASEMG mostra o compromisso da entidade com o setor. O FNDS concretiza uma antiga aspiração da ABCS e uma antiga necessidade de um setor que visa avançar.  “Precisamos chegar a 800 mil matrizes para as ações de marketing, produção e indústria realizadas no país em benefício da suinocultura. O apoio da ASEMG torna o caminho menos difícil” destacou Lopes.

43 anos de atuação da ASEMG

Além do “Dia da Carne Suína Mineira”, a ASEMG comemorou, no último dia 04, 43 anos de atuação. Fundada em 30 de abril de 1972 na cidade de Patos de Minas, com o objetivo de defender os interesses econômicos dos suinocultores de Minas Gerais, a Associação realizou a comemoração no Mercado Central de Belo Horizonte, ícone da gastronomia mineira com a presença de autoridades ligadas a todos os elos da cadeia suinícola.

Marcelo Lopes compareceu a comemoração e reforçou a importância da parceria da ABCS com a ASEMG para a evolução do setor. “Parabenizo a associação por esta data e pelo trabalho desenvolvido no estado para o desenvolvimento da suinocultura”. A coordenadora do PNDS, Lívia Machado, também prestigiou o evento e enalteceu a participação da entidade no desenvolvimento das ações do projeto. “Temos na ASEMG uma parceira de peso, que colabora sempre com excelência para projetar a suinocultura mineira”.

Fonte: ABCS com informações da ASEMG
Publicado em 08/05/2015

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas