3º Edição do Fórum de Bem-Estar acontece dentro da AgroBrasília

3º Edição do Fórum de Bem-Estar acontece dentro da AgroBrasília

Durante o evento, a DFSUIN oficializará a adesão da entidade ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura

A 3º Edição do Fórum de Bem-Estar já tem data e local marcado. O evento acontece, no próximo dia 15, no Distrito Federal, dentro da programação da AgroBrasília Feira Internacional do Cerrado. Realizado por meio da parceria da Associação dos Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSUIN) com a Associação Brasileira dos Criadores de Suíno (ABCS) e Sebrae Nacional, o Fórum, que iniciou na Região Sul e agora chega ao Centro-Oeste, visa regionalizar os debates e orientar representantes da categoria sobre boas práticas agropecuárias.

Com foco nas discussões sobre bem-estar animal, tema que chama cada vez mais a atenção de consumidores e países compradores de carne suína, o Fórum do DF também será marcado pela adesão da associação local ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), criado pela ABCS para fomentar o crescimento do setor. A assinatura de termo de cooperação financeira oficializará a entrada da DFSUIN como integrante do Fundo.

A expectativa da ABCS para o evento é repetir o sucesso de público dos dois últimos fóruns ocorridos nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul.  Mais uma iniciativa do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), o Fórum no DF tem como intuito repassar ao produtor um panorama mundial sobre a implantação de normas de bem-estar animal nos principais países produtores, pontuando seus benefícios e dificuldades. Além de discutir os vários modelos existentes e políticas públicas voltadas para o tema.  “Queremos fornecer ao suinocultor informações de qualidade e torná-lo protagonista desse processo, a fim de que as possíveis mudanças não sejam impostas, mas sim dialogadas com o setor”, explicou o presidente da ABCS, Marcelo Lopes.

Para o coordenador de suinocultura do Sebrae Nacional, João Fernando Nunes, as exigências de bem-estar, mais comuns no exterior, já refletem dentro do país. “Futuramente, quem não estiver adaptado terá dificuldade de comercializar seu produto”, pontuou.

O local do evento foi estrategicamente escolhido para atender o maior número possível de produtores. A AgroBrasília, que iniciou nesta terça-feira (12) e vai até sábado (16), vai apresentar nesses cinco dias inovações tecnológicas para os diferentes segmentos do agronegócio brasileiro. Realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF) em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), a AgroBrasília atrai visitantes internacionais e diferencia-se das demais pelo processo inovador de gestão e inclusão global de tecnologias do agronegócio. A última edição da Feira, em 2014, contou com mais de 95 mil participantes. “A AgroBrasília é o centro das atenções dos produtores e de outras regiões e com certeza os suinocultores estarão presentes e participarão do Fórum”, ressaltou o presidente da DFSUIN, Ivo Jacó de Souza.

Ainda para o primeiro semestre de 2015, está em desenvolvimento a realização dos fóruns nos estados de Goiás e Espírito Santo. A intenção é levar o debate de bem-estar para os produtores de todo país para que o setor possa evoluir no tema.

Fonte: ABCS
Publicado em 12/05/2015

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas