Acrismat promove 11º Encontro de Suinocultores de Mato Grosso

Acrismat promove 11º Encontro de Suinocultores de Mato Grosso

Evento, apoiado pela ABCS, acontece em Sorriso a partir desta sexta (19)

Discutir as novidades do mercado e trocar experiências sobre a suinocultura. Esses são os principais objetivos do 11º Encontro de Suinocultores, a se realizar nos dias 19 e 20 de junho, em Sorriso (MT). O evento anual é uma realização da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e conta com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS).

Serão ministradas palestras sobre compostagem universal, voltada para manejo de projetos de grande porte; reaproveitamento de água e produção de composto orgânico com o uso dos dejetos de suínos e gestão e estratégias para maximizar a produtividade.   

De acordo com o presidente da ACRISMAT, Raulino Machado,  o 11º encontro vai   levar aos produtores o que há de mais moderno em tecnologia e técnicas de manejo, além de informações sobre mercado e marketing da carne suína. “Promover o encontro é uma maneira de aproximar o produtor mato-grossense da associação e debater temas de interesse do setor” ressaltou.

Para o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, essa é mais uma iniciativa da Acrismat voltada para o fortalecimento da suinocultura do estado. “A associação mato-grossense tem inovado a frente da organização dos produtores no estado, além de fazer um trabalho diferenciado na disseminação do conhecimento sobre a carne suína com cursos de cortes, encontros, ações em universidade, concurso gastronômico”, destacou.

A programação começa na sexta-feira (19.06), às 19 horas com palestra e coquetel, no Hotel Orada Sorriso. Já no sábado, as palestras acontecerão no auditório da Câmara dos Vereadores de Sorriso, com pausa para o Pig Break às 9 horas. O encerramento do encontro será às 12 horas, com um almoço para os participantes, na Associação Recreativa do Sicredi.

Após o Pig Break,às 9 horas, haverá uma palestra sobre o presente e futuro da cadeia de produção de suínos, com o médico veterinário Fabiano Coser, promovida em parceria com o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS). Encerrando o circuito de palestras, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, Seneri Paludo, irá debater sobre o cenário econômico no Estado.

O diretor executivo da associação, Custodio Rodrigues, revela que os temas e palestrantes foram cuidadosamente escolhidos para que todos fiquem a par do que acontece no mercado, internacional e o que pode ser feito para melhorar a produtividade em Mato Grosso.


Programação


Sexta-feira (19.06)

19h: Reunião Itinerante da Acrismat com apresentação da palestra: "Compostagem Universal. Uma opção de manejo para projetos de grande porte”, responsável EVTEC Soluções Agro.

Coquetel

Sábado (20.06)

07h59: Cerimônia de abertura

08h15: Palestra “Gestão e re-aproveitamento da água na suinocultura e produção de composto orgânico com o uso dos dejetos de suínos”, com pesquisador da Embrapa Suíno e Aves, Paulo Armando Victória de Oliveira.  

09h: Palestra “Gestão aplicada à suinocultura: Estratégias para maximizar a produtividade”, com o consultor da Optimal Pork Production no Brasil (OPP Brasil), Alexandre César Carvalho Dias.

09h45: Pig Break

10h: Palestra “Cadeia de Produção de Suínos – Presente e futuro,” com o médico veterinário Fabiano Coser, que também é administrador do Blog do Coser, especializado em informações sobre produção da carne suína.

11h: Palestra “Cenário Econômico de Mato Grosso”, com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, Seneri Paludo.

11h45: Debate e perguntas

12h: Encerramento e Almoço

Fonte: ABCS com Acrismat
Publicado em 18/06/2015

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas