Escolha + Carne Suína: Conheça conceito que valoriza a versatilidade da proteína

Escolha + Carne Suína: Conheça conceito que valoriza a versatilidade da proteína

Criado pela ABCS, o conceito buscar unir setor para aumentar o consumo da carne do equilíbrio

A carne suína tem equilíbrio: sabor, saúde, praticidade e preço em um só produto. Essa é a proposta do conceito “Escolha + Carne Suína”, lançado no dia 2 de julho, no XVI Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (SNDS), que busca unir o setor para aumentar a presença desta proteína no cardápio dos brasileiros.

Idealizado pela ABCS com o apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) e criado pela agência de Branding Ana Couto, o conceito veio para mudar o cenário de consumo da carne suína por meio de um trabalho conjunto, que vai desde a produção a comercialização da proteína.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, explica de onde surgiu a ideia de buscar um conceito para divulgar a carne suína entre os consumidores. “Apresentar um produto de qualidade é essencial, mas não é mais o suficiente. Precisávamos fazer mais para informar os consumidores, cativá-los para enxergarem o verdadeiro potencial da inclusão da carne suína na sua dieta diária”, justifica.

Considerado um pontapé inicial, o conceito permite que todos os players do setor trabalhem seus diferenciais, porém com objetivos compartilhados. O “Escolha + Carne Suína” passa a ser uma plataforma de divulgação, conscientização e diferenciação para toda a cadeia produtiva da carne suína brasileira. A ideia é começar com o estímulo, despertar o interesse para modificar a cultura e mudar a composição do prato do brasileiro.

O diretor de estratégia da equipe Ana Couto, Leonardo Senra, participou diretamente do processo de criação do conceito e explica quais mudanças podemos esperar com a novidade. "Vamos sair da mera comunicação das qualidades da carne suína para a criação de um conceito que dissemina uma proposta de valor diferenciada", afirma.

O trabalho está apenas começando e é de longa duração. Por ser tratar de um processo mais complexo do que uma campanha publicitária, o conceito precisa passar por fases estratégicas para gerar resultados expressivos, como construir um relacionamento sólido com as pessoas.

Branding

Criado a partir de uma atividade chamada Branding, ainda pouco conhecida no Brasil e por isso considerado um diferencial, o conceito é mais que apenas um logo. Além de mostrar o produto ou uma ideia, o branding permite agregar valor ao conceito, que tem o objetivo de motivar colaboradores, mostrar relevância para os clientes e inspirar e se relacionar com a sociedade.

“Marcas são como pessoas, no que elas acreditam, quem ela são e o que elas representam. Assim, uma marca deixa de ser um logo e passa a ser algo muito mais importante e valioso”, explica Ana Couto, criadora do conceito. Ela também afirma que, no atual momento social e econômico, só sobrevivem ideias que evoluem constantemente e, consequentemente, se mantém fortes.

Além do trabalho externo, que é visível a todos, o branding também busca realizar um trabalho interno para fortalecer o conceito, como engajar colaboradores e parceiros e, por meio da sua associação a artigos da cadeia, oferecer produtos com mais valor.

Processo de criação

O conceito foi desenvolvido em três meses de trabalho entre a agência Ana Couto e a equipe da ABCS, que participou de diversas reuniões para alinhamento de informações e ideias, totalizando mais de 550 horas de estudo. As principais fontes de material foram análise de pesquisa com consumidores e entrevistas em profundidade com diversos executivos-chave da cadeia produtiva do setor, varejo e nutrição.

Durante o período de levantamento de informações, foram identificadas as barreiras que atrapalham o crescimento do consumo da carne suína no Brasil, todos relacionados com a falta de informação. Ficou claro que é preciso trabalhar para sair da imagem de que a carne suína é a mais gorda, menos saudável e de difícil preparo, com espaço na mesa do brasileiro apenas em ocasiões especiais.

O conceito foi todo planejado para passar a mensagem de que a carne suína soma benefícios além das outras opções, pois ela é a única que agrega sabor, saúde, qualidade, praticidade e preço.

Conheça e fique atento às ações do “Escolha + Carne Suína”. Nos acompanhe no Facebook (www.facebook.com/maiscarnesuina), no Instagram (@maiscarnesuina) e no site maiscarnesuina.com.br.

Acesse o vídeo do Escolha + Carne Suína: https://youtu.be/EjEs-pvjAYQ

Fonte: ABCS
Publicado em 14/07/2015

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas