ABCS participa de criação de associação estadual do Acre

ABCS participa de criação de associação estadual do Acre

A ASA vai integrar o grupo de associações estaduais filiadas à entidade nacional

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) participou na última sexta-feira (31) de

um momento histórico para a suinocultura acreana. Durante o Seminário daSuinocultura do Estado do Acre, realizado na ExpoAcre, na cidade de Rio Branco, foi criada a Associação de Suinocultores do Acre (ASA), que em breve integrará o grupo de associações estaduais filiadas à ABCS.

Acre

A nova entidade tem como objetivo agregar a cadeia produtiva e apoiar o fortalecimento do setor, além de contribuir com o processo de habilitação do Estado para a obtenção da certificação internacional de área livre de peste suína clássica. Para o presidente da Asa e diretor de produção do grupo Dom Porquito, Luiz Fernando Portolez, a associação vem em um momento importante para a atividade no estado, que, segundo ele, se iniciou a pouco tempo, mas vem tendo um crescimento exponencial na região.

A responsável pela área de relações institucionais da ABCS, Ana Paula Vidal, participou do evento e frisou o apoio da associação. “A ABCS entende como entidade nacional que é fundamental a criação de uma associação que vai promover a organização da suinocultura e de todo setor suinícola na região norte do país”.  O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, também está otimista com a parceria com a associação regional. “A criação da ASA vai trazer força para os produtores do Acre e juntos poderemos trazer mais conhecimento e ações de promoção de consumo da carne suína da população nortista”.

O presidente da ASA acredita que o trabalho conjunto com a ABCS será positivo para toda a região. “Precisamos de uma entidade representativa e com essa parceria com a ABCS teremos mais força para buscar parcerias junto aos órgãos estaduais e às entidades que possam vir a colaborar com o crescimento ainda maior dessa cadeia produtiva”, explicou.

Parceiro de longa data da suinocultura, o Sebrae também esteve presente no lançamento da ASA. O gestor de agronegócio do Sebrae, João Fernando Nunes de Almeida acredita que a suinocultura da região tem um longo caminho de desenvolvimento que gerará bons frutos para a região. Segundo ele, a região conta com parceiros importantes como a empresa Dom Porquito e a cooperativa local, o que já facilita o trabalho do Sebrae no estado.

“Ter a associação constituída no estado vai possibilitar essa interface com o Sebrae local e ampliar a atuação para começar um trabalho estruturado na suinocultura. Isso será um grande incentivo para as demais regiões do norte”, afirmou João Fernando.

Assista ao depoimento do presidente da ASA, Luiz Fernando Portolez clicando aqui.

Fonte: ABCS
Publicado em 03/08/2015

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas