Revista Claudia evidencia sabor e saudabilidade da carne suína

Revista Claudia evidencia sabor e saudabilidade da carne suína

A proteína é apontada como uma opção saudável pela publicação

Uma das maiores revistas femininas do país e com 53 anos de história, a revista Claudia destacou a saudabilidade da carne suína na seção “Invenções de Bettina”. Sob o título “Saudável, sim!”, a carne suína é apontada como uma opção saborosa na hora de preparar uma refeição saudável e vem como protagonista de duas receitas: filé-mignon suíno ao leite com legumes e lombo suíno com purê de abóbora. Esse destaque comprova que a carne suína está cada vez mais presente na mesa do brasileiro.

O texto da seção culinária de Bettina Orico, colunista da revista desde 1974, traz informações sobre a qualidade da produção da proteína, reforçando que desde o melhoramento genético ocorrido na produção brasileira nos últimos 50 anos, a carne suína ficou menos gordurosa e mais benéfica, mostrando que cortes magros como o lombo, pernil e o filé mignon são grandes apostas para quem quer variar o cardápio.

A coordenadora do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), Lívia Machado, credita a presença cada vez mais constante da carne suína em receitas gastronômicas na internet e em revistas de grande circulação como a Cláudia, com mais de 1.7 milhão de leitoras, ao trabalho desenvolvido pelo PNDS, fruto de uma parceria entre a ABCS e o Sebrae Nacional. “Trabalhamos constantemente para desmistificar a carne suína e mostrar a variedade de cortes disponíveis nas gôndolas e isso tem trazido resultados efetivos. A carne suína começa a ganhar um espaço merecido e pautado na saudabilidade e versatilidade que oferece. Precisamos intensificar as ações para ampliar essa comunicação com os consumidores".

 

Confira as receitas:

Filé-mignon Suíno ao leite com legumes

INGREDIENTES

Para o Filé

1 kg de filé-mignon suíno
2 col. (sopa) de manteiga
1 col. (sopa) de azeite
1 xícara de vinho branco
1 L de leite
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Para os legumes

200g de ervilha torta
200g de mini berinjela
½ xícara de manteiga
200g de mini milho em conserva, escorrido e lavado

MODO DE PREPARO

Tempere os filés com sal e pimenta-do-reino. Em uma panela, em fogo médio, esquente a manteiga e o azeite. Doure os dois lados da carne. Adicione o vinho e deixe evaporar. Acrescente 1 xícara de água mais o leite e cozinhe até levantar fervura. Tampe a panela, abaixe a chama, e cozinhe por mais uma hora ou até que os filés fiquem bem macios. Reserve. Prepare os legumes. Em uma panela com água fervente, cozinhe, em fogo médio, a ervilha, a berinjela e a cenoura por dez minutos ou até que fiquem al dente. Escorra e transfira para uma frigideira com a manteiga. Junte o milho. Leve ao fogo médio e salteie. Reserve. Bata o molho de carne no liquidificador para que fique homogêneo. Sirva o filé fatiado, com o molho e os legumes.

Lombo Suíno com purê de abóbora

INGREDIENTES

3 xícaras de vinho tinto
1 xícara de salsão picado
½ xícara de manteiga
Sal, noz-moscada moída a gosto

MODO DE PREPARO

Prepare a carne. Em uma vasilha, misture todos os ingredientes, exceto o lombo e o azeite. Coloque a carne nessa marinada, cubra com filme plástico e deixe na geladeira de um dia para o outro (ou por, no mínimo, 4 horas). Retire o lombo, reservado a marinada. Transfira-o para uma panela, com o azeite. Leve ao fogo médio até dourar. Junte a marinada mais 4 xícaras de água. Cozinhe até levantar fervura. Tampe a panela, abaixe a chama, e cozinhe por mais 2 horas. À medida que o calor for secando, acrescente mais água, o suficiente para que a carne fique bem macia. Prepare o purê. Em uma panela com água, cozinhe a abóbora em fogo médio até ficar macia. Escorra e passe o legume por um espremedor de batata. Volte à panela e junte os demais ingredientes. Misture, em fogo médio, até incorporar e aquecer. Sirva o lombo faiado, com o molho próprio e o purê.

Fonte: ABCS

Publicado em: 10/09/2015

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas