Educação alimentar é tema de ação do FNDS em escolas de Ponte Nova (MG)

Educação alimentar é tema de ação do FNDS em escolas de Ponte Nova (MG)

Projeto Momento Saudável trará quiz e concurso e irá beneficiar 600 alunos da rede municipal de ensino

A alimentação saudável e equilibrada é o tema do Projeto Momento Saudável desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), e a Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap), em parceria com o Frigorífico Saudali e a Cooperativa dos Suinocultores Ponte Nova (Coosuiponte). A ação teve início nesta segunda-feira (14) e segue até o dia 25 de setembro, em cinco escolas municipais de Ponte Nova (MG) e atenderá 600 alunos do 6º ao 9º ano.

Todo o conceito do projeto foi desenvolvido pela renomada agência Equilibrium, empresa com experiência em comunicação de saúde e nutrição há 13 anos. Palestras, quiz e até um concurso foram preparados para apresentar a carne suína como uma opção de proteína que se encaixa no perfil da alimentação saudável e equilibrada. Para tanto, um grupo de nutricionistas treinadas pela Equilibrium tratarão sobre o tema. “Serão abordados os grupos nutricionais que compõe o equilíbrio da alimentação saudável. Assim, no âmbito das proteínas, será mostrado como a carne suína é importante nesse contexto”, explica Ingrid Murta, nutricionista responsável pelo treinamento dos profissionais que ministrarão as palestras.

Além das informações nutricionais, os estudantes também terão a oportunidade de conhecer o mundo da suinocultura, com a palestra “O mundo da suinocultura: conheça uma das principais atividades econômicas de Ponte Nova”. “Nosso objetivo é inserir da melhor maneira a suinocultura na vida desses estudantes, que representam o nosso futuro. Assim, esperamos informa-los do quão saudável é a inserção da carne suína nos hábitos alimentares de toda a família”, diz Paula Gomides, assistente de marketing da Assuvap.

Uma das novidades do projeto é o Quiz “Desafio da Alimentação Saudável e Carne Suína”, desenvolvido pela Equilibrium com foco no público jovem, composto de cruzadinha e desafio para serem feitos com os colegas ou até mesmo com a família. O intuito é trazer informações sobre a carne suína em uma linguagem leve e divertida, ensinando as novas gerações sobre o benefício de inserir a proteína na alimentação diária. O material poderá ser replicado pelos colaboradores do FNDS.

E para estimular a interação e participação dos estudantes, o projeto lançará também um concurso de post, em que os alunos deverão desenvolver uma frase sobre o seguinte tema: “Como você entende que a carne suína faz parte uma alimentação saudável?”. Os três primeiros colocados de todas as séries serão premiados com um tablet (1º lugar), smartphone (2º lugar) e MP3 (3º lugar). Um lanche coletivo também será oferecido aos alunos.

A Escola Municipal Senador Miguel Lana será uma das participantes do projeto, com 265 alunos envolvidos. A diretora Maria Auxiliadora Simplício conta que ao tomar conhecimento do Projeto Momento Saudável, a adesão da escola foi imediata. “A proposta casa com o nosso plano pedagógico ao proporcionar conhecimentos práticos que serão inseridos no dia-a-dia desses alunos. Estamos encantados com a ideia e esperamos que ação seja bastante gratificante”, disse.

Lívia Machado, coordenadora nacional do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), explica que a ação reflete os objetivos do FNDS e de seus associados para promover a qualidade e saudabilidade da carne suína. “O FNDS veio para unir esforços com a cadeia para divulgar os benefícios que a carne suína traz para os consumidores e assim trazer mais sustentabilidade para o setor. Oferecemos um produto de alta qualidade, com custo benefício inigualável, que alia preço, saúde e sabor”, destaca.

Fonte: ABCS
Publicado em 14/09/2015

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas