3ª Semana Nacional concretiza sucesso com aumento de mais de 20% nas vendas

3ª Semana Nacional concretiza sucesso com aumento de mais de 20% nas vendas

A campanha “Escolha + carne suína” ganhou o consumidor em mais de 500 lojas no Brasil

Após duas semanas intensas de promoção da carne suína na principal empresa de varejo do Brasil, a 3ª edição da Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) é considerada um êxito para todo o setor. As vendas entre os dias 29 de setembro e 14 de outubro superaram a meta inicial de crescimento (15%) e chegaram a 21% em comparação ao mesmo período do ano passado. Após tanto sucesso, o GPA, por meio das redes Extra e Pão de Açúcar, continuará com a campanha até dezembro, com expectativa de crescimento de 30% nas vendas comparado com o mesmo período do ano passado.

Com a parceria entre a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e o GPA, mais de 500 lojas por todo o Brasil foram decoradas com campanhas educativas que destacavam o conceito “Escolha + Carne Suína” para oferecer uma diversidade de cortes suínos para os consumidores, provando o potencial da proteína no mercado brasileiro.

Intituladas “Festival dos Suínos” e “Especial Suínos”, as campanhas do Extra e do Pão de Açúcar, respectivamente, contaram com cartazes, testeiras, woblers, folhetos, folders de receitas, chamadas nas rádios internas, com foco em esclarecer e informar o cliente sobre os benefícios da carne suína.

Além disso, as lojas ofereceram ofertas especiais no período. No Extra, além das ofertas diárias, o cliente que comprou qualquer corte de carne suína usando o Cartão Extra ganhou 20% de desconto. Já no Pão de Açúcar, cliente do programa de relacionamento Pão de Açúcar Mais encontraram descontos de até 30% em alguns cortes, além de promoções diárias que variavam de 15% a 20%.

“O GPA vem apostando na carne suína para ser uma opção na mesa do brasileiro, aliando sabor, saúde, qualidade com um custo-benefício muito bom e o resultado tem sido excelente”, afirma o gerente comercial de aves e suínos do GPA, David Buarque, que também chamou a atenção para o aumento acima do esperado durante a edição deste ano. “As vendas tiveram um aumento acima do esperado, inclusive em regiões que não tem tanta tradição de carne suína, como o Rio de Janeiro, que aumentou em 24.8% as vendas deste ano”.

Campanha

O conceito “Escolha + Carne Suína” desenvolvido pela ABCS para promover a proteína foi presença constante nas gôndolas, cartazes e demais materiais de divulgação. A campanha, ainda mais informativa e educativa do que as anteriores, surpreendeu o consumidor. Além de dicas de receitas, os materiais trouxeram informações importantes sobre a qualidade da carne e as vantagens nutricionais de incluir a proteína na dieta diária.

Cliente do Pão de Açúcar Washington Luiz, em São Paulo, Vitória Cerboncini gostou da proposta de divulgação. “A campanha é visualmente muito atrativa. Já havia acompanhado as edições anteriores e, esse ano, pude notar uma evolução. A loja está bem decorada e com informações interessantes sobre o produto. Para mim, o grande diferencial está sendo a variedade de cortes e os preços. Já minha filha de 17 anos, ficou empolgada com as informações que recebeu sobre a saudabilidade da carne suína e de como essa proteína pode ser forte aliada na dieta e na prática de esportes”, disse.

A 3ª SNCS não ganhou apenas as lojas físicas e foi destaque nos sites de compra on-line tanto do Extra quanto do Pão de Açúcar. Com isso, as redes buscaram alcançar o público que não abre mão de uma alimentação diversificada e saborosa, mas sem deixar o conforto de casa.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, considera que a 3ª edição representa um novo posicionamento para a carne suína no varejo brasileiro através do nosso conceito Escolha Mais Carne Suína e toda a campanha. “Além de cortes suínos vendemos o verdadeiro significado dessa proteína aos colaborares do grupo e também aos clientes mostrando a qualidade, versatilidade, custo-benefício e sabor da carne suína”.

Lopes também acredita no sucesso da ação. “Estou muito confiante e agradeço ao GPA e sua equipe pela brilhante parceria. Resultados que certamente irão além desse período de promoção nas lojas e efetivamente aumentam o consumo nas gondolas abrindo oportunidades aos frigoríficos”.

Divulgação

Presente no Facebook com postagens de alcance de mais de 870 mil pessoas, a 3ª SNCS também foi divulgada em espaços de destaque em jornais de grande circulação. Em São Paulo, foram publicados encartes com a campanha Especial Suínos do Pão de Açúcar com produtos em oferta nos principais jornais do país como a Folha de São Paulo, Estadão e o Globo.

Os principais jornais de estados como Distrito Federal, com o Correio Braziliense, Rio de Janeiro, com o Jornal do Commércio e o Ceará com o jornal O Povo, divulgaram o encarte de ofertas destacando o conceito “Escolha + Carne Suína”.

Capacitações

O sucesso da 3ª SNCS também se deve a capacitação de profissionais envolvidos nas vendas da carne suína. Ciente da necessidade de informar os promotores de vendas do GPA, a ABCS realizou durante o mês de setembro dez treinamentos em todo o Brasil e capacitou mais de 500 líderes das redes Extra e Pão de Açúcar. Com a palestra show do ex-camelô David Portes e da nutricionista Thaliane Dias, os participantes aprenderam sobre a qualidade da carne suína, os benefícios para a saúde e dicas importantes para vender o produto.

Além disso, estão sendo ofertadas oficinas gastronômicas em diversas unidades dos supermercados. O chef André Rabelo ensina os participantes a preparar dois pratos à base de carne suína: escalope de copa lombo a provençal e cubos de pernil com ervas e cerveja. Além da receita, o chef aproveita para desmistificar a carne suína entre os participantes.

Oficinas estas que já mostraram ter um resultado muito positivo. Palco da maioria dessas ações, a bandeira Pão de Açúcar foi a que mais se destacou durante a 3ª SNCS, com crescimento de 26.9% quando comparada a edição anterior. “Conseguimos levar um bom número de clientes para a loja, o que reverteu em vendas para a rede”, explica David Buarque.

A Semana Nacional da Carne Suína já se consolidou, desde a sua estreia em 2013, como a maior campanha para promover o consumo da carne suína no Brasil. No primeiro ano, marcou um aumento de 77% nas vendas e em 2014, levou mais de um milhão de clientes às lojas Extra e Pão de Açúcar de todo o país.

Fonte: ABCS

Publicado em: 16/10/2015

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas