Mapa e ABCS promovem Fórum Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono

Mapa e ABCS promovem Fórum Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono

Ações terão início nos estados do Paraná e Minas Gerais

 

Buscando atender as propostas do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), realiza a partir do dia 24 de novembro, o Fórum sobre Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono. A ação, que faz parte do Projeto Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono, acontecerá nas principais regiões produtoras do Brasil.

O primeiro evento, em 24 de novembro, será no município paranaense de Marechal Cândido Rondon. Em seguida, o Fórum chega à Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, no dia 07 de dezembro. A iniciativa é resultado de pesquisas realizadas ao longo de um ano para avaliar e disseminar alternativas economicamente viáveis para o tratamento de dejetos na suinocultura, e também conta com o apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e da Embrapa Suínos e Aves.

Na programação, estão previstas palestras que tratam sobre o Plano ABC e o Projeto Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono; tecnologias de produção mais limpa; geração de renda a partir dos dejetos; viabilidade econômica para tecnologias de baixa emissão de carbono; e oportunidades de financiamento.

Segundo Marcelo Lopes, presidente da ABCS, o objetivo é levar informações e inovações tecnológicas de custo acessível a produtores de suínos, gerentes de granja e chefes de setor, técnicos, acadêmicos e agentes financiadores que desejam aprofundar seu conhecimento e ampliar a discussão em torno do tratamento de dejetos na suinocultura. “O tratamento de dejetos na suinocultura tem sido um dos assuntos mais recorrentes do nosso setor. Dessa forma, buscamos apoiar esta importante ação visando informar e capacitar a cadeia, a fim de atender às legislações ambientais e proporcionar novas fontes de energia e renda ao produtor”, explicou.

Ainda de acordo com Lopes, o Fórum atende o Protocolo de Intenções celebrado entre o setor suinícola e o Mapa, que visa trabalhar temas como bem-estar animal, tratamento de dejetos, reaproveitamento de água e cogeração de energia elétrica para beneficiar o suinocultor. “Já foram realizados sete Fóruns de Bem-Estar Animal. Agora daremos mais um passo importante ao realizarmos os Fóruns de Baixa Emissão de Carbono, que devem percorrer outras regiões do país no próximo ano”, completou.

Os Fóruns de Baixa Emissão de Carbono são gratuitos e em cada região que acontecer contará com o apoio das entidades estaduais associadas à ABCS e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 

Fonte: ABCS
Publicado em 05/11/2015

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas