Primeiro Fórum Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono acontece no Paraná

Primeiro Fórum Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono acontece no Paraná

Evento reúne setor suinícola do estado no próximo dia 24 de novembro

As novas tecnologias e alternativas para o tratamento de dejetos na suinocultura serão tema do primeiro Fórum sobre Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono, no próximo dia 24 de novembro, em Marechal Cândido Rondon, no Paraná. O estado é o primeiro a receber a ação promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS).

Voltado para produtores, gerentes de granja, chefes de setor, técnicos, acadêmicos e agentes financiadores, o evento faz parte do Projeto Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono, coordenado pelo Mapa, com apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e da Embrapa Suínos e Aves.

O objetivo é sensibilizar a cadeia produtiva de carne suína para o uso de tecnologias que reduzam a emissão de carbono e propiciem maior sustentabilidade às atividades, além de divulgar e promover os benefícios da produção com baixa emissão de carbono aos produtores e consumidores, tornando a carne suína um modelo a ser seguido por outras cadeias de produção de proteína animal.

Marcelo Lopes, presidente da ABCS, explica que o Fórum atende o Protocolo de Intenções celebrado entre o setor suinícola e o Mapa, que visa trabalhar temas como bem-estar animal, tratamento de dejetos, reaproveitamento de água e cogeração de energia elétrica para beneficiar o suinocultor. “O tratamento de dejetos na suinocultura tem sido um dos assuntos mais recorrentes do nosso setor. Dessa forma, buscamos apoiar esta importante ação visando informar e capacitar a cadeia, a fim de atender às legislações ambientais e proporcionar novas fontes de energia e renda ao produtor”, explicou.

O consultor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fabrício Leitão destaca a importância da participação dos produtores no evento. "O Fórum é uma oportunidade ímpar para que as informações levantadas ao longo do projeto possam ser divulgadas, notadamente informações sobre tecnologias, modelos e sistemas para o desenvolvimento de uma suinocultura de baixa emissão de carbono, de modo a contribuir com a meta global do Plano Setorial de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas na Agricultura, Plano ABC.

Na programação, estão previstas palestras que tratam sobre o Plano ABC e o Projeto Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono; tecnologias de produção mais limpa; geração de renda a partir dos dejetos; viabilidade econômica para tecnologias de baixa emissão de carbono; e oportunidades de financiamento. Entre os palestrantes, o Fiscal Federal Agropecuário do Mapa, Sidney Medeiros; os consultores Cleandro Pazinato Dias, Fabiano Coser e Fabrício Leitão; e Leandro Capuzzo, do Banco do Brasil.

O Fórum sobre Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono, em Marechal Cândido Rondon, terá início às 14h, no Auditório do Sicredi Aliança PR/SP, localizado na Rua Espírito Santo, 991, Centro.

Para conferir convite e mais informações do evento em Marechal Cândido Rondon, clique aqui.

Fonte: ABCS
Publicado em 18/11/2015

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas