Suinocultura do Centro-Oeste é tema de Rodada Goiana e Fórum de Discussões

Suinocultura do Centro-Oeste é tema de Rodada Goiana e Fórum de Discussões

Eventos acontecem de 26 a 27 de novembro, em Goiânia-GO

Os principais temas e demandas da suinocultura serão foco da 19º Rodada Goiana de Tecnologia e Manejo de Suínos e do 2º Fórum de Discussões da Suinocultura do Centro-Oeste, que acontecem entre os dias 26 e 27 de novembro, em Goiânia-GO. As ações são promovidas pelas associações dos estados do Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS).

A Rodada Goiana é um evento anual que faz parte do calendário de atividades dos suinocultores da região. Já o Fórum está em sua segunda edição e acontece a cada dois anos, reunindo a cadeia produtiva do Centro-Oeste para trocar experiências e atualizar conhecimentos.

De acordo com Marcelo Lopes, presidente da ABCS, as ações demonstram a força da suinocultura na região Centro-Oeste. “Tanto o Fórum como a Rodada já são eventos tradicionais, que pelo teor dos temas abordados demonstram a preocupação que o setor tem em se manter atualizado e unido para o desenvolvimento da suinocultura regional. A ABCS apoia mais essa importante ação e parabeniza entidades estaduais pela iniciativa”, disse.

Na programação, palestras sobre mercado de insumos, cenário econômico, sustentabilidade, oportunidades, sanidade e produção de energia serão apresentadas por especialistas e consultores da área. “Buscamos inovar, trazendo informações atualizadas e novas tecnologias que vão beneficiar toda o setor. Sem dúvida, é o maior evento da suinocultura da região”, enfatizou Fernando Barros, presidente da Associação Goiana de Suinocultores (AGS).

Ivo Jacó, presidente da Associação dos Criadores de Suínos do Distrito Federal (DF Suin), destaca a união do setor como um dos pontos positivos dos eventos. “Essas ações são importantes para o alinhamento de entendimentos e para incentivar a colaboração entre as associações estaduais. Acredito que a suinocultura só tem a ganhar com iniciativas assim”.

Para o presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Raulino Teixeira Machado, o encontro é importantíssimo, pois mais uma vez irá colocar em pauta os temas da cadeia produtiva de suínos do Centro Oeste, do país e do mundo. “Tudo isso na busca por novos espaços, preparando a cadeia da suinocultura para novos desafios, tanto do mercado nacional como internacional, criando um ambiente de trabalho mais estável, previsível e mais lucrativo. Além de mais uma vez discutir a formatação de políticas públicas que atendam aos interesses comuns do setor, tratar as principais diretrizes na economia brasileira e os avanços tecnológicos a nível nacional e internacional do setor”, diz.

Na visão do presidente da Associação Sul-Matogrossense de Suinocultores (Asumas), Arão Antônio Moraes, as ações são enriquecedoras e contribuem para o desenvolvimento da suinocultura no Centro-Oeste.

A 19º Rodada Goiana e o 2º Fórum de Discussões da Suinocultura acontecem no Parque Agropecuário Pedro Ludovico Teixeira, Auditório Augusto França Gontijo, em Goiânia-GO. Sebrae, Senar-GO, Fundepec-Goiás, Faeg, CRMV-GO e o Sindicato Rural também são apoiadores dos eventos.

 

Clique aqui para conferir a programação completa!

 

Fonte: ABCS
Publicado em 23/11/2015

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas