19ª Rodada Goiana e 2º Fórum de Discussões fortalecem suinocultura do Centro-Oeste

19ª Rodada Goiana e 2º Fórum de Discussões fortalecem suinocultura do Centro-Oeste

Em Goiânia, produtores, consultores e autoridades se reuniram para debater os principais temas da suinocultura regional

 

Com um público de mais de 300 pessoas, a 19º Rodada Goiana de Tecnologia e Manejo de Suínos e o 2º Fórum de Discussões da Suinocultura do Centro-Oeste movimentou a cadeia suinícola da região nos dias 26 e 27 de novembro, em Goiânia (GO). O evento reuniu produtores, consultores e autoridades do setor com o objetivo de debater os principais temas e demandas da suinocultura.

A programação do dia 26 teve início com o “Painel Conjuntural – Mercado de Insumos, Planejamento e Futuro da Suinocultura no Centro-Oeste”, mediado pelo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes. Em seguida o secretário de desenvolvimento Econômico do Mato Grosso, Seneri Paludo, falou sobre o cenário econômico e perspectivas para o mercado de grãos. Os debates seguiram com a apresentação do consultor Fabiano Coser, sobre oportunidades e desafios do mercado de suínos no Brasil, e a palestra do ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli, que tratou das estratégias agrícolas para o crescimento da economia brasileira.

Paludo fez críticas ao atual modelo de crédito rural no Brasil, que na sua avaliação está defasado e com necessidade de uma reformulação para manter o crescimento do setor agrícola brasileiro. De acordo com o secretário, as saídas para a política agrícola brasileira são o aperfeiçoamento dos títulos privados do agronegócio, a criação de um “sistema de registro de títulos”, revisão dos custos cartorários, migração gradativa da PGPM para um modelo de seguro de renda, além de uma nova regulamentação para distribuição do seguro rural e renovação da equipe de carreira da Secretaria de Política Agrícola do Mapa (SPA).

Durante sua apresentação, Coser afirmou que apesar do recuo no Produto Interno Bruto (PIB) e do crescimento na taxa de desemprego, que deve chegar a mais de 10% esse ano, o agronegócio brasileiro tem boas oportunidades. "A economia brasileira tem na pecuária um aliado, uma possibilidade de crescimento. A previsão é que se tenha um aumento de 31,72% da produção de carne suína e de 35% na produção de suínos, na próxima década", disse.

Na ocasião, ainda foram debatidos temas como a sustentabilidade nas granjas suinícolas, sanidade suína, bem-estar animal, aproveitamento energético de biogás, e a tributação e sucessão nas empresas rurais.

Já nesta sexta-feira (27), os debates foram sobre os temas: nutrição de matrizes e cuidados essenciais na maternidade suína. O destaque da programação ficou por conta da palestra “Marketing da carne suína como ferramenta para os desafios no desenvolvimento do mercado interno”, apresentada pelo diretor executivo da ABCS, Nilo de Sá.

Quanto ao assunto, de Sá comentou as estratégias de marketing desenvolvidas pela ABCS para aumentar a divulgação e incentivar o consumo de carne suína no mercado brasileiro. Na oportunidade, ele falou do conceito “Escolha + Carne Suína”, citando o case de sucesso com o maior grupo varejista do Brasil, o Grupo Pão de Açúcar, durante a 3ª Semana Nacional da Carne Suína, em que houve um aumento de 20% nas vendas de carne suína.

“Com os resultados obtidos pela campanha do Escolha +, não há dúvidas de que o investimento em estratégias de marketing seja o caminho para conquistar o mercado brasileiro. O conceito é uma iniciativa inovadora, que tem disseminado para o consumidor a qualidade, o sabor e a saudabilidade da carne suína. A ideia é beneficiar toda a cadeia produtiva desde os suinocultores até o varejo”, disse Nilo de Sá.

A maratona de debates foi encerrada com a palestra motivacional “Uma lição de superação”, apresentada pelo ex-camelô David Portes, que com sua história de superação mostra como o talento e a dedicação pode levar a vencer grandes dificuldades e alcançar o sucesso.

A 19º Rodada Goiana de Tecnologia e Manejo de Suínos e o 2º Fórum de Discussões da Suinocultura do Centro-Oeste foi uma realização das associações de suinocultores dos estados do Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e do Fundo para o Desenvolvimento da Agropecuária do Estado de Goiás (Fundepec).

 

 

 

Fonte: ABCS
Publicado em 27/11/2015

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas