3º Fórum Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono acontece em Rio Verde-GO

3º Fórum Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono acontece em Rio Verde-GO

Evento está marcado para o próximo dia 03 de março, no Auditório da Acirv

 

O tratamento de dejetos na suinocultura volta a ser tema de debate da cadeia produtiva no próximo dia 03 de março durante a realização da terceira edição do Fórum sobre Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono, em Rio Verde-GO. O evento é promovido pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e conta com a realização da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) em parceria da Associação dos Granjeiros Integrados do Estado do Goiás (Agigo).

Resultado do Protocolo de Intenções celebrado entre o setor suinícola e o Mapa em 2015, o Fórum tem o intuito de levar informações e inovações tecnológicas de custo acessível a produtores de suínos, gerentes de granja e chefes de setor, técnicos, acadêmicos e agentes financiadores que desejam aprofundar seu conhecimento e ampliar a discussão em torno do tratamento de dejetos na suinocultura.

De acordo com Marcelo Lopes, presidente da ABCS, o evento vai trabalhar temas como tratamento de dejetos, reaproveitamento de água e cogeração de energia elétrica para beneficiar o produtor. “Rio Verde receberá a terceira edição do Fórum, que no ano passado já ocorreu nas cidades de Marechal Cândido Rondon, no Paraná, e Belo Horizonte, em Minas Gerais. Em 2016, daremos continuidade a esta ação objetivando levar a todos os cantos do país mais informações sobre as novas tecnologias e soluções que visam atender às legislações ambientais e proporcionar novas fontes de energia e renda ao produtor”.

Segundo Iuri Pinheiro, diretor técnico da Agigo, tanto do ponto de vista ambiental, quanto do econômico o aproveitamento do biogás é essencial na suinocultura moderna e iniciativas como o Fórum demonstram a preocupação dos produtores com a sustentabilidade do negócio. “Em Rio Verde grande parte das granjas já contam com biodigestores e algumas delas também possuem geradores de biogás, entretanto, ainda há desafios tanto na tecnologia de geração de energia a partir do biogás, como na facilidade de se buscar linhas de crédito. Acreditamos que esse Fórum pode contribuir para superar estes desafios”, diz.

A programação do Fórum contará com as palestras “Plano ABC e o Projeto Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono”, que será apresentada pelo fiscal federal agropecuário do Mapa, Felipe José de Carvalho Correa; “Tecnologia de Produção Mais Limpa na Suinocultura Brasileira”, ministrada pelo consultor do Mapa, Cleandro Pazinato Dias; “Geração de Renda a partir dos Dejetos da Suinocultura, do consultor do Mapa, Fabiano Coser; “Alternativas de Tratamento de Efluentes na Produção de Suínos Sob a Ótica da Redução de Emissão de Carbono”, com o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Paulo Armando de Oliveira; e “Oportunidades de Financiamento e Linhas de Crédito para Tecnologias de Baixa Emissão de Carbono”, pelos representantes do Banco do Brasil João Carlos Rabelo e Silvio Américo.

O evento terá início às 14h, no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Rio Verde (Acirv). O Fórum sobre Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono é um evento gratuito e também conta com o apoio do Sebrae, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e da Embrapa Suínos e Aves.

 

Fonte: ABCS

Publicado em: 16/02/2016

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas