Cartilhas de BEA e perspectivas 2016 são tema de evento da ABCS

Cartilhas de BEA e perspectivas 2016 são tema de evento da ABCS

Encontro reúne lideranças do setor no dia 16 de março, na sede da CNA

O calendário de eventos 2016 da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) terá seu pontapé inicial no próximo dia 16 de março, durante o “Encontro Perspectivas de Mercados e Oportunidades para a Suinocultura”. O evento marca o lançamento de uma série inédita de cartilhas com foco em bem-estar animal (BEA), e o debate sobre temas de relevância e grande impacto no desenvolvimento da atividade.

Inédito para a cadeia da suinocultura, o encontro vai reunir as lideranças do setor com o objetivo de definir diretrizes para 2016 e abordar as dificuldades e as principais soluções para os entraves que marcarão o ano.  Já o lançamento das cartilhas será responsável pela apresentação de informações práticas e aplicáveis, que possibilitarão a adoção das boas práticas de produção, dentro dos conceitos de bem-estar animal. As cartilhas são resultado da parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Sebrae Nacional, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Embrapa, e de inciativas como o Projeto Innovasui e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS).

Marcelo Lopes, presidente da ABCS, destaca que a iniciativa mostra a atenção que a entidade tem dado aos temas mais atuais da suinocultura. “Divulgando esse material a ABCS cumpre mais uma vez com o seu papel de defensora dos interesses dos suinocultores. O bem-estar animal é um tema que tem ganhado importância em todos os elos da cadeia produtiva e que irá influenciar fortemente nosso modelo produtivo nas próximas décadas”, destaca.

As cartilhas de BEA trazem informações sobre os procedimentos metodológicos das principais rotinas da granja, desde o carregamento, passando pelo transporte e descarga, até o abate no frigorífico. Todo o conteúdo foi desenvolvido pelos pesquisadores Stefan Alexander Rohr, médico veterinário da Itegrall Soluções em Produção Animal; Osmar Antonio Dalla Costa, da Embrapa Suínos e Aves e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas de Etologia e Ecologia Animal (ETCO); Filipe Antônio Dalla Costa, médico veterinário e aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (Unesp); Charli Ludtke, médica veterinária e doutora em Medicina Veterinária; e José Vicente Peloso, médico veterinário e consultor técnico da JVPeloso Consultoria Técnica Ltda.

Segundo Iuri Pinheiro, coordenador técnico das cartilhas, o material atende a uma demanda mundial de atenção ao bem-estar animal. “Desenvolver ações voltadas ao bem-estar animal não só acata uma exigência dos consumidores, como também influencia na qualidade do produto final. Assim, pensamos em elaborar um material bastante prático e aplicável, destinado aos profissionais que atuam diretamente no manejo das granjas, no transporte dos animais e no abate”.

Para João Fernando Nunes, da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios e Territórios Específicos do Sebrae Nacional, o lançamento das cartilhas será fundamental para a capacitação e fortalecimento da cadeia. “O bem-estar animal é uma questão mercadológica, que atende as exigências de um mercado extremamente competitivo. Assim, o Sebrae apoio mais essa iniciativa da ABCS visando o fortalecimento do setor e a garantia de um produto de qualidade”.

O Encontro Perspectivas de Mercados e Oportunidades para a Suinocultura é um evento gratuito e acontece na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a partir das 09h. Na programação, palestras sobre o cenário econômico do agronegócio, mercado do milho e bem-estar animal. Cada participante do encontro ganhará um exemplar das cartilhas de BEA.

 

Fonte: ABCS

Publicado em 02/03/2016

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas