5º Fórum sobre Baixa Emissão do Carbono acontece no MT

5º Fórum sobre Baixa Emissão do Carbono acontece no MT

Evento reuniu mais de 140 pessoas em Lucas do Rio Verde

 

O município de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, recebeu na última sexta-feira (1º) a 5ª edição do Fórum Sobre Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono. A ação fez parte da programação da 15ª edição da Show Safra, reunindo um público de mais de 140 pessoas, entre produtores de suínos, gerentes de granja, chefes de setor, técnicos, acadêmicos e agentes financiadores.

Promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), com o apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), da Embrapa Suínos e Aves, do Sebrae Nacional, e do Banco do Brasil, o evento tem como objetivo de levar informações e inovações tecnológicas sobre o tratamento de dejetos na suinocultura.

Marcelo Lopes, presidente da ABCS, explica que o Fórum faz parte Projeto Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono, que atende as propostas do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC), e também do Protocolo de Intenções celebrado entre o setor suinícola e o Mapa, em 2014. “O tratamento de dejetos tem sido um dos principais focos da suinocultura moderna e sustentável. Ao promovermos esta ação buscamos não só informar e capacitar a cadeia, como também atender às legislações ambientais e proporcionar novas fontes de energia e renda ao produtor”, afirma.

A programação do fórum contou com palestras sobre o Plano ABC e o Projeto Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono; tecnologias de produção mais limpa; geração de renda a partir dos dejetos; viabilidade econômica para tecnologias de baixa emissão de carbono; e oportunidades de financiamento.

Sidney Medeiros, fiscal agropecuário do Mapa, comenta que Lucas do Rio Verde possui uma enorme potencialidade no que diz respeito ao uso econômico dos dejetos na suinocultura. “Identificamos que alguns produtores da região estão utilizando os dejetos para produzir feno e que esse produto possui uma rentabilidade, muitas vezes, maior que a própria suinocultura. Em outras propriedades, já estão investindo na geração de energia elétrica em larga escala. Portanto, a realização desse Fórum foi muito importante por ser mais uma oportunidade de discutir essas tecnologias com os produtores que já utilizam essas técnicas, além de disseminar para outros suinocultores as vantagens desses métodos”, disse.

Para José Luís Serra, gerente de Processo Agropecuário da BRF em Lucas do Rio Verde, o projeto tem uma importância muito grande para a suinocultura no estado do Mato Grosso. “Especialmente na região de Lucas do Rio Verde, os projetos de aproveitamento dos dejetos nos trazem uma oportunidade de negócio sustentável e efetiva justamente naquilo que a gente deseja fazer, que é criar suínos”, destacou.

Os Fóruns de Baixa Emissão de Carbono são gratuitos e já passaram pelos estados do Paraná, Minas Gerais, Goiás e Santa Catarina, beneficiando mais de 400 pessoas. A próxima edição do evento acontece no dia 04 de maio, durante a 15ª edição da AveSui, em Florianópolis-SC.

 

Fonte: ABCS
Publicado em 04/04/2016

 

 

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas