AveSui 2016: ABCS promove aula show com Jefferson Rueda

AveSui 2016: ABCS promove aula show com Jefferson Rueda

Ação com o chef-proprietário da Casa do Porco Bar é realizada por meio do FNDS e acontece no dia 04 de maio

 

A carne suína como protagonista de um cardápio criativo e surpreendente. Esta será a tônica da aula show do chef Jefferson Rueda, na Feira da Indústria Latino-Americana de Aves e Suínos 2016 (AveSui). A ação acontece no dia 04 de maio e é mais uma das atrações que a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) leva à Feira, que também participará com palestras técnicas.

No encontro, voltado para estudantes de gastronomia e visitantes do setor na AveSui, Rueda vai falar sobre a qualidade da carne suína e de como a proteína se tornou inspiração para a criação de um cardápio ousado, que confere ao suíno um patamar nobre na gastronomia contemporânea. O chef é fundador da Casa do Porco Bar, um empreendimento inaugurado há menos de um ano em São Paulo, onde é possível degustar receitas surpreendentes que aproveitam desde o focinho até o rabo do animal.

Quatro desses pratos – o torresmo de pancetta com goiabada; o sushi de papada de porco e tucupi preto; o tartar de porco; e a costelinha com alface romana – serão apresentados pelo chef durante o evento. “Quero apresentar o novo olhar para a carne de porco, desmitificar seu consumo e mitos antigos sobre a criação dos suínos”, afirma Jefferson Rueda.

Segundo Marcelo Lopes, presidente da ABCS, esta será mais uma ação realizada por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), com o objetivo de destacar as qualidades e a versatilidade da carne suína. “Nosso foco são os futuros profissionais da gastronomia e os consumidores. Apresentar um profissional como o Jefferson Rueda, que é hoje a maior referência no preparo da carne suína no Brasil, em uma feira de destaque como a AveSui, nos ajuda a fortalecer o trabalho que temos realizado em busca de um maior consumo do nosso produto no país”.

Para a aula show com o chef Jefferson Rueda, estão sendo convidados estudantes de gastronomia de 15 faculdades de Florianópolis e região. A ação acontece nos auditórios Jurerê e Joaquina do Centro de Convenções CentroSul, a partir da 18h, e também poderá ser acompanhada pelos demais visitantes da Feira.

Seminário Técnico

A capacitação do setor será outro foco da ABCS, durante a AveSui 2016. Para tanto, a entidade realiza, também no dia 04 de maio, o Fórum Sobre Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono e Bem Estar Animal.

Resultado da parceria entre a ABCS, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Embrapa Suínos, e o Sebrae Nacional, o Fórum vai tratar sobre o Plano ABC e o Projeto Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono, tecnologias de produção mais limpa, viabilidade econômica e geração de renda a partir de tecnologias de baixa emissão de carbono, oportunidades de financiamento e linhas de crédito, e bem-estar animal.

O diretor executivo da ABCS, Nilo de Sá, comenta a importância da inserção do Fórum como parte da programação da AveSui 2016. “São dois assuntos muito atuais e de extrema relevância para os produtores. O bem-estar animal é uma forte tendência que deve ser considerada pelos produtores para a avaliação do futuro de seu negócio. Já a suinocultura de baixa emissão de carbono precisa ser vista não só pelas exigências de cunho ambiental, mas também pelas oportunidades de geração de renda através da utilização dos resíduos. Com isso, a ABCS cumpre seu papel de representante dos suinocultores e contribui com a sustentabilidade da cadeia”, destaca.

A participação da ABCS na AveSui também será marcada pela primeira assembleia do setor em 2016, reunindo presidentes das associações afiliadas e lideranças do setor, e contará com o apoio das Empresas Amigas da Suinocultura, programa de apoio ao setor criado pela ABCS.

A AveSui 2016 acontece de 03 a 05 de maio, no CentroSul - Centro de Convenções de Florianópolis, em Santa Catarina. A Feira reúne a cada ano um média de 17 mil visitantes e é gratuita para produtores rurais, estudantes, cooperados, funcionários da agroindústria, de frigoríficos e demais convidados das empresas expositoras do Brasil e do exterior. O evento conta ainda com a participação de empresas líderes em diversos segmentos, tais como nutrição, saúde animal, equipamentos, geração de energia limpa e reciclagem animal.

 

Serviço:

Aula show com o chef Jefferson Rueda

Data: 04 de maio de 2016

Horário: 18h às 20h

Local: CentroSul - Florianópolis - Santa Catarina – Brasil

Mais informações: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / (61) 3030-3200 / 9878-3091

 

Fonte: ABCS
Publicado em 05/04/2016

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas