Aula show com chef Jefferson Rueda reúne grande público na AveSui

Aula show com chef Jefferson Rueda reúne grande público na AveSui

Evento foi realizado pela ABCS, com apoio do FNDS, do Sebrae Nacional e da Gessulli

Sucesso de crítica e público, a aula show com o chef Jefferson Rueda realizada nesta quarta-feira (04) reuniu público com cerca de 500 pessoas no Auditório Jurerê e Joaquina, no Centro de Convenções CentroSul, em Florianópolis-SC. A ação, realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), com o apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), Sebrae Nacional e da Gessulli, era uma das mais aguardadas da 15ª edição da Feira da Indústria Latino-Americana de Aves e Suínos 2016 (AveSui). Estudantes de gastronomia, participantes da feira e líderes do setor tiveram a oportunidade de conhecer a diversidade de receitas com carne suína que são sucesso no restaurante do chef.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, discursou na abertura do evento e destacou a importância da ação para o setor. “Rueda é hoje a maior referência no preparo da carne suína no Brasil. Portanto, trazer um profissional de tanto gabarito em uma feira de destaque como a AveSui, nos ajuda a fortalecer o trabalho que temos realizado em busca de um maior consumo do nosso produto no país”, afirmou.

A ação teve início com a palestra da nutricionista e doutora em Nutrição pela USP, Fabiana Benatti. Na oportunidade, ela falou sobre os benefícios da carne suína para a saúde, destacando os principais nutrientes encontrados no alimento, como as vitaminas do complexo B, ferro e zinco, e como a proteína se encaixa no cardápio saudável.

Em seguida, foi a vez do chef Jefferson Rueda entrar em ação e contar um pouco da história do seu restaurante e de como a carne suína serviu de inspiração para a criação de um cardápio criativo e surpreendente. O chef é proprietário daCasa do Porco Bar, empreendimento inaugurado há menos de um ano em São Paulo, que é o primeiro bar-restaurante brasileiro com o cardápio dedicado a carne suína. Conhecido pela criatividade dos seus pratos, Jefferson é apaixonado pela carne e desenvolve as receitas com referências do seu dia a dia.

O público presente, dividido entre representantes do setor, das Empresas Amigas da Suinocultura e estudantes de Gastronomia de Santa Catarina, também teve a oportunidade de conhecer quatro receitas criadas por ele: torresmo de pancetta com goiabada; o sushi de papada de porco e tucupi preto; o tartar de porco; e a costelinha com alface romana.

Na avaliação do chef a ação foi prazerosa. "É muito bom poder desmitificar os preconceitos que existem em torno da carne suína, que é uma carne super democrática. Além disso, é bastante válida essa troca de informação entre a cadeia produtiva, a ABCS e os consumidores”, afirmou.

Para o estudante de Gastronomia Leonardo Ruberti foi uma oportunidade de conhecer os benefícios da carne suína e principalmente o valor da proteína para a gastronomia. "A palestra tirou dúvidas sobre a qualidade da carne suína e mostrou os benefícios da proteína para a saúde. Também aprendemos o quanto é uma carne democrática e saborosa", afirmou.

O evento também foi marcado pelo lançamento da Cartilha de Receitas de Carne Suína para o Dia a Dia, que contém receitas em três diferentes frentes: cotidiano, gourmet e lanches. O material é resultado do trabalho do FNDS e do Sebrae Nacional e surge como mais uma ferramenta do conceito Escolha + Carne Suína para levar informação e diversidade da proteína mais consumida do mundo.

Após o encerramento da aula show, o público presente também participou de uma confraternização, que contou apresentação da banda Sonido Clube e foi regada por um saboroso sanduíche feito com lombo e Chopp. Cada participante da ação recebeu ainda um kit contendo a Cartilha de Receitas de Carne Suína para a Dia-a-Dia, caneca Escolha + Carne Suína, folder com as receitas apresentadas por Rueda, e certificado.

 

Fonte: ABCS

Crédito foto: Maycon Silva / AveSui

Publicado em 05/05/2016

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas