MG recebe primeiro treinamento das Cartilhas de Bem-Estar Animal

MG recebe primeiro treinamento das Cartilhas de Bem-Estar Animal

Ação reuniu gerentes de granjas e profissionais da suinocultura em Ponte Nova

O primeiro treinamento da “Série de Cartilhas Bem-Estar Animal na Produção de Suínos” foi realizado nesta quarta-feira (11), em Ponte Nova-MG, pela Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap). A ação utiliza como base as Cartilhas de Bem-Estar Animal, que tratam sobre os procedimentos metodológicos das principais rotinas da granja e que foram lançadas em março, por meio de uma iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Embrapa, Sebrae Nacional e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Em Ponte Nova, mais de 60 pessoas, entre gerentes de granjas e profissionais de suinocultura, assistiram ao Módulo I –Toda Granja, que apresentou informações sobre as práticas de manejo e as características das instalações nas granjas. A primeira parte do treinamento foi ministrada pelo médico veterinário e consultor da Integrall, Iuri Pinheiro Machado.

De acordo com o palestrante, a primeira parte do curso mostra como praticar bem-estar animal em qualquer granja suinícola. “O objetivo do curso é mostrar que é possível praticar bem-estar animal sem grandes investimentos em tecnologia, mas sim com mudança de conduta e atenção às boas práticas”, afirma. Desta forma, além de se oferecer o bem-estar propriamente dito é possível obter benefícios econômicos. “Trata-se de uma nova postura com maior atenção às questões de manejo, instalações e ambiência. As equipes têm de ser sensibilizadas sobre o tema e encarar as práticas de bem-estar animal como parte importante do processo produtivo”, esclarece Pinheiro Machado.

Lívia Machado, coordenadora nacional do Projeto de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), explica que o objetivo é que os profissionais tenham acesso a um material técnico e um treinamento efetivo sobre as práticas de bem-estar. “Sabemos que o manejo das granjas já é feito de forma muito profissional e cuidadosa, logo, esse treinamento vai ser importante para que os colaboradores possam inovar suas práticas. A suinocultura evolui e como cadeia seguimos as tendências. Entendo que esse é nosso papel. O Sebrae Nacional também foi um grande parceiro para essa ação”, destacou.

Para Glicério Leonildo, gerente da fazenda Água Limpa, localizada no município de Jequiri-MG, o curso foi muito produtivo. “O treinamento foi importante para se atualizar sobre os modos produtivos da suinocultura, com foco na produtividade e bem-estar animal. É um tema importante que requer vários cuidados, por isso temos que estar atentos às boas práticas de produção”, avaliou.

Assim como as Cartilhas de Bem-Estar Animal, o treinamento compreende três temas: Toda Granja, Transporte e Frigorífico. O curso está disponível para todas as associações estaduais e contribuintes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), e está sendo planejado para acontecer em várias regiões do país. Os treinamentos também podem ser adquiridos por outras empresas e entidades do setor. A ação em Ponte Nova também contou com o apoio da Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região (Coosuiponte), da Associação dos Suinocultores de Minas Gerais (Asemg) e do Frigorífico Saudali.

 

Fonte: ABCS
Publicado em 12/05/2016

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas