ABCS participa de encontro com novo ministro da Agricultura

ABCS participa de encontro com novo ministro da Agricultura

Blairo Maggi ouviu as demandas do setor e se comprometeu a trabalhar pela suinocultura brasileira

 

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) esteve presente em reunião realizada nesta terça-feira (17) com o novo ministro da Agricultura, Blairo Maggi. No encontro, em que estiveram presentes o presidente da entidade, Marcelo Lopes, e o diretor executivo, Nilo de Sá, também participaram deputados da Frente Parlamentar da Suinocultura, entre os quais Covatti Filho (PP-RS), Dilceu Sperafico (PP-PR), Domingos Sávio (PSDB-MG), e Nilson Leitão (PSDB-MT).

A reunião teve como objetivo apresentar as demandas do setor e discutir soluções para os principais entraves, tais como a isenção de PIS/COFINS para importação de milho, a prorrogação dos custeios pecuários para suinocultores, a renegociação das operações de crédito rural, o aumento do limite de venda de milho balcão, e a criação de uma linha especifica para retenção de matrizes suínas.

Maggi reconheceu as dificuldades que vem sendo enfrentadas pelos suinocultores, sobretudo, no que tange ao abastecimento e preço do milho no mercado interno. Na oportunidade, o ministro salientou que conforme previsão da próxima safra, o problema deve se prolongar até o próximo ano, já que parte da produção foi comprometida pela falta de chuvas e a especulação em torno das exportações do grão permanece alta. Para Blairo Maggi, o incentivo à importação de milho pode ser uma saída para o setor.

Nesse ponto, Marcelo Lopes enfatizou a importância da isenção do PIS/CONFINS para importação de milho de países da América do Sul. “Diante do atual cenário do país e das previsões para a safra futura, defendemos que a isenção do PIS/CONFIS seja de no mínimo um ano”, defendeu.

Desde o final de 2015 a suinocultura vem enfrentando dificuldades devido ao alto custo de produção, ocasionado pelo preço do milho. O grão é o principal insumo utilizado na alimentação dos animais. Em apoio ao setor, a ABCS vem defendendo a adoção de políticas públicas que auxiliem os produtores não só na atual crise, mas que também funcionem de forma preventiva e contínua para as oscilações que são naturais neste mercado.

Conforme Marcelo Lopes, a reunião como o novo ministro da Agricultura foi importante para a reafirmação dos pleitos da suinocultura. “Estamos atentos às mudanças no governo e para nós é muito importante que as demandas do setor continuem sendo discutidas e defendidas. A suinocultura é um importante braço para a economia brasileira e necessita com urgência desse apoio do governo para continuar produzindo e gerando emprego e renda por todo o país”, completou.

 

Fonte: ABCS
Publicado em 17/05/2016

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas