Projeto Suinocultura Kids educa estudantes no Goiás

Projeto Suinocultura Kids educa estudantes no Goiás

Gibi “Uma aventura pelo mundo dos alimentos” é entregue a cerca de 20 mil crianças

 

Educar para conquistar os consumidores do futuro, assim o Projeto Suinocultura Kids já atendeu cerca de 20 mil crianças de escolas públicas de Goiânia-GO, durante a 31ª Exposição de Suínos do Estado de Goiás e a 71ª Exposição Agropecuária do Estado do Goiás. Realizado pela Associação Goiana dos Suinocultores (AGS), o Projeto ensina de forma lúdica como funciona a produção moderna de carne suína e os benefícios da proteína para a saúde. O gibi “Uma aventura pelo mundo dos alimentos”, desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), é um dos subsídios para ensinar e divertir as crianças que participam da ação.

O evento, que teve início no último dia 09 de maio, segue até hoje (23) e recebe cerca de 2,5 mil crianças diariamente. Durante a visita, os alunos podem observar todas as fases de produção na granja, desde a reprodução, passando pela maternidade, creche, até a terminação. Em seguida, assistem uma peça teatral que explica a evolução na alimentação humana, na produção de suínos no Brasil e a importância de diversificar os alimentos e da carne suína no desenvolvimento saudável.

Crenilda Neves, secretária executiva da AGS, explica como o projeto foi desenvolvido e seu objetivo. “O projeto foi pensando para que as crianças conheçam de perto o funcionamento de uma granja e aprendam a diferença entre o suíno de hoje e aquele que era produzido no passado. Ações como essa são importantes para desmitificar a carne suína e estimular o consumo da proteína pelas gerações futuras”.

Segundo a professora Vivian Rodrigues, da Escola Municipal Vilmar da Silva Guimarães, 110 alunos, entre 5 e 11 anos, participaram da ação. “Estamos estudando sobre a vida no campo, então decidimos mostrar para os nossos alunos como funciona na prática. Foi uma ação muito importante no sentido de conhecer a carne suína, porque eles puderam aprender a diferença entre porco e suíno, e sobre os benefícios da alimentação saudável”, conta.

Ainda de acordo com a professora, o gibi “Uma aventura pelo mundo dos alimentos” será utilizado como fonte de estudo. “O material será utilizado em sala de aula, onde vamos ler a estória com eles e também praticar os exercícios propostos”, conclui.

A estudante Gabriela Oliveira, de 11 anos, esteve presente na ação e ficou surpresa com as informações sobre a carne suína. “Aprendi que a carne suína de hoje é saudável e faz bem para nosso crescimento”, diz.

Alan Silva, de 7 anos, também participou do projeto e aprendeu sobre o desenvolvimento da suinocultura brasileira. “O suíno de 50 anos atrás era muito gordo e criado sem muitos cuidados, agora ele tem só um dedo de gordura e possui vitaminas importantes para a saúde, como B, B2, B6 e B12”, explica.

 

Fonte: ABCS
Publicado em 23/05/2016

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas