Nordeste escolhe mais carne suína

Nordeste escolhe mais carne suína

XX PECNordeste foi palco de ações de marketing da proteína

 

A suinocultura brasileira foi um dos destaques do XX Seminário Nordestino da Pecuária (PECNordeste 2016), realizado de 21 a 23 de junho, em Fortaleza-CE. Oficinas gastronômicas e de cortes, treinamento da “Série de Cartilhas Bem-Estar Animal na Produção de Suínos”, palestras técnicas e a já consagrada palestra “Na Medida Certa com Carne Suína”, com o educador físico Marcio Atalla, fizeram parte das ações promovidas pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), em parceria com a Associação dos Suinocultores do Ceará (Asce) e o Sebrae Nacional.

Com ampla programação técnico-científica de capacitação, o PECNordeste recebeu um público seleto de produtores, estudantes e profissionais do agronegócio interessados na realização de negócios e em ampliar seus conhecimentos. O Seminário é realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará (Senar-CE), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae-CE) e Sindicatos dos Produtores Rurais.

Somente a palestra “Na Medida Certa com Carne Suína”, reuniu mais de 400 pessoas que puderam conhecer os benefícios do consumo da proteína aliada à atividade física. A ação teve início com a apresentação da nutricionista Thaliane Dias, que destacou o alto valor nutricional da proteína suína, rica em vitaminas do complexo B, ferro, zinco e outros nutrientes. Em seguida, Marcio Atalla falou da importância dos exercícios para a saúde, enfatizando que, além da atividade física, uma boa alimentação é fundamental para se alcançar melhores resultados. Nesse contexto, a carne suína e seu grande potencial nutritivo surge como excelente opção para quem deseja ter uma vida mais saudável.

Segundo Lívia Machado, coordenadora do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), a presença da no PECNordeste reforça as ações de marketing do setor em um mercado ainda restrito como é o caso da região Nordeste. “É muito importante a nossa participação em um evento desse porte aqui em Fortaleza, porque assim chegamos até um público que ainda tem poucas informações sobre a atual produção suinícola do país e das vantagens do consumo da carne suína”, explica.

O conceito Escolha + Carne Suína e o Programa Empresa Amiga da Suinocultura também estiveram presentes no evento, em espaços como a Vitrine da Carne Suína e o Estande Boteco Suíno, nos quais houve apresentação de Cursos de Cortes, Oficinas Gastronômicas, degustação de carne suína e distribuição de materiais informativos.

A capacitação da cadeia produtiva também foi foco da participação no PECNordeste, com palestras técnicas e o treinamento da “Série de Cartilhas Bem-Estar Animal na Produção de Suínos”. Na oportunidade, foi apresentado o Módulo I – Toda Granja, que tratou sobre as principais práticas de manejo e as características das instalações nas granjas.

Para José Mesquita, estudante de Veterinária que acompanhou o treinamento de Bem-Estar Animal, o curso foi bastante produtivo. “Aprendemos muito sobre manejo e como isso influi diretamente no custo de produção que das granjas”, destacou.

Na avaliação de Paula Braga, gerente executiva da Asce, as ações de promoção da carne suína e capacitação do PECNordeste foram um sucesso. “Em cada ação conseguimos sensibilizar um público importante que refletirá no consumo final no nosso estado”.

 

Fonte: ABCS
Publicado em 23/06/2016

 

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas