Ponte Nova conclui série de treinamentos de BEA

Ponte Nova conclui série de treinamentos de BEA

Módulos II e III apresentaram procedimentos metodológicos no transporte e frigorífico

O treinamento da “Série de Cartilhas Bem-Estar Animal na Produção de Suínos” segue capacitando profissionais da suinocultura em todo o país. Na última sexta-feira (24) e sábado (25), a cidade de Ponte Nova-MG voltou a receber a ação desta vez para a apresentação do Módulo II – Transporte e do Módulo III – Frigorífico, ministrados pelo médico veterinário e consultor da Integrall Soluções, Stefan Alexander Rohr. Os cursos foram realizados pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), em parceria com a Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap), Frigorífico Saudali e o Sebrae Nacional.

Cerca de 80 profissionais foram capacitados nos dois treinamentos, que trataram sobre os principais procedimentos metodológicos no transporte e abate de animais. No Módulo II – Transporte foi apresentada a parte de planejamento e preparação do embarque dos animais; densidade no transporte; escolha certa dos equipamentos de manejo e instalações para embarque; dentre outros assuntos. Um caminhão para transporte de suínos também foi utilizado no treinamento para exemplificar o correto transporte dos animais. “Não adianta ter boas práticas apenas nas granjas. É preciso, também, se atentar no carregamento de suínos para os frigoríficos e garantir a qualidade do produto”, explica Stefan Rohr.

Já no Módulo III – Frigorífico, o palestrante abordou na parte teórica temas como desembarque (rampa e corredor); baias de descanso; cuidados com a linha de abate; sangramento e evisceração. Em seguida, na parte prática, os participantes acompanharam o palestrante em uma visita técnica na planta do Saudali, da recepção de suínos até a câmara fria, onde foram apontados todos os fatores citados na parte teórica.

Para José Mauro dos Santos, líder da Recepção de Suínos do Frigorífico Saudali, o treinamento de bem-estar animal foi de fundamental importância e proveito. “O treinamento, além de reforçar o que já praticávamos em relação ao bem-estar animal, nos trouxe novas ideias e nos deixou mais conscientes de todos os procedimentos, que interferem diretamente na qualidade da carne que produzimos”, afirmou.

Lívia Machado, coordenadora do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), afirma que os treinamentos auxiliarão os colaboradores a aplicarem as práticas de bem estar no manejo dos animais e no processo de abate. “Esse é um curso inédito, resultado da parceria entre a ABCS, Sebrae, Mapa, Embrapa e CNA, que certamente vai aprimorar e melhorar ainda mais o cuidado que já existe nesses processos para a qualidade do produto final. Parabenizo a Assuvap e o Saudali pelo pioneirismo e competência na realização desses treinamentos, que nos fazem cumprir o nosso papel de transformar a suinocultura brasileira e acompanhar suas evoluções”.

O treinamento da “Série de Cartilhas Bem-Estar Animal na Produção de Suínos” tem como base as Cartilhas de Bem-Estar Animal e está adequado à realidade das granjas, objetivando contribuir para a evolução da atividade. No último dia 11 de maio, os profissionais de Ponte Nova e região já haviam participado do Módulo I – Toga Granja. Durante os cursos, os participantes também conheceram mais do conceito Escolha + Carne Suína e do site www.maiscarnesuina.com.br.

 

Fonte: ABCS
Publicado em 27/06/2016

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas