Cursos de Cortes capacitam profissionais no Paraná

Cursos de Cortes capacitam profissionais no Paraná

 

As cidades de Palotina e Toledo, no Paraná, receberam na quarta-feira (22) Cursos de Cortes Suínos, ministrados pelo consultor Marcos Bisinella. A iniciativa foi promovida pela Associação Brasileira dos criadores de Suínos (ABCS), em parceria com a Universidade Federal do Paraná – Campus Palotina e a Associação Paranaense de Suinocultores (APS), e ensinou os participantes como melhor aproveitar a carcaça do animal e extrair mais de 40 opções de cortes suínos.

Em Palotina, o treinamento aconteceu no Laboratório de Aves e Suínos, da UFPR-Palotina, com participação de aproximadamente 15 pessoas. Na cidade de Toledo, o curso foi realizado na Cooperativa Primato, e contou com a presença de 20 profissionais. Durante a realização dos cursos foram entregues um manual de cortes, além de materiais informativos sobre a qualidade e benefícios da carne suína.

Os cursos contaram ainda com uma apresentação teórica, que abordou a importância social e econômica da suinocultura, sistema de criação, aspectos nutricionais e sensoriais da carne e diversidade de pratos. O conceito Escolha + Carne Suína e o site Mais Carne Suína também foram apresentados durantes os treinamentos. “Ficamos bastante satisfeitos com a parceria e pretendemos realizar mais ações como essas, que só tem a acrescentar para a cadeia suinícola da nossa região. As cooperativas e redes de supermercados se mostraram extremamente receptivas e com portas abertas para mais trabalhos”, destacou Gefferson Silva, mestrando da UFPR-Palotina.

Segundo Jacir Dariva, presidente da APS, toda e qualquer ação que fomente o consumo e que possa contribuir para divulgar a carne suína é sempre válida. “No caso dos cursos de cortes eles atendem a necessidade de uma melhor exposição do produto no varejo. O consumidor também compra pelos olhos e os cursos de cortes auxiliam os profissionais a colocar à disposição do consumidor um produto que, além de saudável e acessível, é saboroso e prático para ser feito. Ações como essas, em que o sistema suinícola apoia iniciativas como esta da UFPR, a qual o Sistema APS tem parceria também, colaboram diretamente para aumentar o consumo per capta da carne suína e para destacar ainda mais as suas qualidades e benefícios”, afirma.

 

Fonte: ABCS
Publicado em 28/06/2016

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas