ABCS participa do IX Simpósio Brasil Sul de Suinocultura

ABCS participa do IX Simpósio Brasil Sul de Suinocultura

Participação da ABCS será marcada por debate técnico e marketing da carne suína

 

Um dos mais importantes eventos técnicos do setor suinícola no país, o Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (SBSS) promove sua IX edição entre os dias 09 e 11 de agosto, em Chapecó-SC. A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) vai estar presente no evento, contribuindo com os debates técnicos e apresentado as ações desenvolvidas pela entidade para o desenvolvimento da cadeia.

Realizado pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet), o SBSS busca abordar os principais desafios da suinocultura latino-americana. O Simpósio é reconhecido pela cadeia suinícola brasileira como um importante fórum que atende às demandas das agroindústrias, debate tendências e conta com a grande participação de empresas, instituições, profissionais e estudantes da área.

Na programação do Simpósio serão abordados assuntos nas áreas sanitária, economia, gestão, manejo, reprodução, além de cases de sucesso como dos produtores europeus que alcançam excelentes resultados utilizando baias de gestação coletivas.

O público do evento vai conhecer o trabalho institucional realizado pela ABCS e ainda a campanha Escolha + Carne Suína e o site Mais Carne Suína, que vem promovendo os benefícios do consumo de carne suína, por meio da parceria com produtores e empresas do setor. “O Brasil Sul é um dos principais eventos técnicos do país, que a cada ano vem surpreendendo pelo nível das palestras e debates, bem como pela escolha assertiva dos temas relevantes para a suinocultura. O reflexo disso tem sido o crescente público que atende ao Simpósio”, comenta Marcelo Lopes presidente da ABCS.

De acordo Luis Carlos Peruzzo, o SBSS chega a sua nona edição com o objetivo de ampliar seus debates e romper barreiras geopolíticas. “Temos o objetivo de unir os profissionais envolvidos na cadeia produtiva para buscar conhecimento e qualificação com foco técnico. Desta forma, os temas dos simpósios sempre foram e continuarão sendo pautados pelo setor produtivo, órgãos públicos e toda a cadeia envolvida. Buscamos respostas para os gargalos, ameaças sanitárias, barreiras comerciais disfarçadas, paradigmas e avanços da tecnologia a serviço da produção de proteína animal, que caminha a passos largos”, afirmou.

Ainda segundo Peruzzo, o apoio da ABCS ao Simpósio é motivo de comemoração e prova do amadurecimento do setor. “A ABCS tem exercido um papel fundamental no setor com projetos de sucesso como o PNDS, que levou aos quatro cantos do país a campanha que aumentou efetivamente o consumo da carne suína.  Recentemente tem tido um papel atuante na orientação sobre bem-estar animal, assunto que será tema durante do Seminário que abre a programação do SBSS, no dia 09 de agosto. Com isso, a entidade assume um papel de defensora do produtor, orientando, ensinando, acompanhando e, principalmente, unindo toda a cadeia pelo avanço da suinocultura brasileira”.

Confira a programação completa do IX Simpósio Brasil Sul da Suinocultura.

Seminário Técnico Brasil Sul de Gestão Coletiva

Logo no primeiro dia do Simpósio, a ABCS marca presença nos debates do Seminário Técnico Brasil Sul de Gestão Coletiva. Na ocasião, Marcelo Lopes, junto aos representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vai falar sobre o andamento da produção de suínos que utiliza gestão coletiva no Brasil, e comentar cases de sucesso.

A fiscal agropecuária do Mapa, Lizie Buss, explica a importância de reunir o setor privado da suinocultura para um debate que sobre gestação coletiva. “Como estamos com o Projeto do Diálogos Setoriais sobre Gestação Coletiva, do qual a ABCS é parceira, queremos reunir as agroindústrias que já anunciaram a migração para sistemas de gestação coletiva, para que possamos aprender com as situações e práticas que essas equipes técnicas estão enfrentando. Além disso, teremos uma apresentação parcial dos resultados do Projeto e palestras técnicas sobre manejos diferentes desse novo sistema. Enfim, teremos um momento muito propício para um debate técnico altamente qualificado, de onde sairão muitos aprendizados”.

Confira a programação do Seminário:

Dia 09 de agosto, às 8h30, Auditório do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo- Chapecó-SC

 



8:30- 9:00h: Abertura do Seminário com a palavra das autoridades presentes (Mapa, Embrapa, ABCS, ABPA e Nucleovet);

9:00-9:15h: Projeto Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil: Estratégias do Serviço Veterinário Oficial (SVO) e setor privado para a adoção da gestação coletiva de matrizes suínas;

9:15-9:30h: O papel da Embrapa Suínos e Aves na transição para a gestação coletiva;

9:30-10:00h: Intervalo (coffee break);

10:00-12:30h: Mesa Redonda - Compartilhando experiências na gestação coletiva de matrizes suínas- Apresentação dos cases das agroindústrias convidadas (BRF, JBS, Adelle Foods, Pamplona) com apresentação de 15min por empresa, e posteriormente debate;

13:00h: Encerramento.

 

Fonte: ABCS
Publicado em 22/06/2016

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas