Festival Suíno no Ponto chega para conquistar consumidores

Festival Suíno no Ponto chega para conquistar consumidores

ABCS lança evento inédito para destaque da carne suína nos melhores restaurantes de São Paulo

 

Em setembro a carne suína vai conquistar a cidade de São Paulo. Entre os dias 2 e 11 desse mês a maior cidade do país – e um dos principais centros gastronômicos do mundo – recebe a primeira edição do Festival Suíno no Ponto. Realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), em parceria com a revista Prazeres da Mesa e o apoio do Sebrae Nacional, o Festival vai reunir restaurantes conceituados e apresentar um cardápio tão versátil quanto a carne suína.

Durante os dez dias de realização, todos os 40 restaurantes servirão pratos à base da carne, destacando sua versatilidade, sabor e qualidade, permitindo aos consumidores explorarem todo o potencial da proteína mais consumida no mundo. Todos os pratos terão desconto de 20%, tornando o Festival ainda mais acessível e alinhado ao público diversificado de São Paulo.

Com status de “Bíblia da Gastronomia”, a Prazeres da Mesa foi contratada pela ABCS para a idealização de um evento inédito na capital paulista. A revista, com vasta experiência no universo gastronômico, é referência para profissionais da área e leitores interessados em conhecer as principais tendências e novidades da gastronomia.

Segundo Mariella Lazaretti, diretora da Prazeres da Mesa, a carne suína está em um momento de redescoberta e glória, portanto, nada mais justo que o Festival Suíno no Ponto ajude a divulgar esta nova fase. “O estigma da carne suína se foi com a entrada em cena da informação. Hoje é um produto mais magro e versátil, transformado no 'hit' da gastronomia e de restaurantes. Acredito que a carne merece espaço de destaque nos cardápios”, destacou. O evento reunirá restaurantes premiados, como o Dalva e Ditto, do renomado chef Alex Atala; o Attimo, famoso por sua cozinha ítalo-caipira; o brasileiro contemporâneo Capim Santo e o italiano Duo Couchi.

O Festival ganhou uma das casas mais tradicionais da cidade de São Paulo. Com prato exclusivo, a carne suína fará parte do cardápio pela primeira vez do Terraço Itália, restaurante que há mais de 40 anos apresenta um ambiente sofisticado e moderno, serviço de alto padrão, com uma cozinha italiana que acompanha as tendências contemporâneas. O grelhado de porco ao pistache e favas verdes com risoto ao limão siciliano, será a estrela da casa no almoço executivo.

Marcelo Lopes, presidente da ABCS, afirma que a inserção da carne suína no cardápio de um grupo tão importante de restaurantes de São Paulo reflete o valor que a proteína suína tem para a gastronomia contemporânea. “Sem dúvida essa é mais uma grande conquista para nossa cadeia, que vai possibilitar o posicionamento da carne suína em restaurantes seletos e para um público exigente. São Paulo é uma das maiores cidades do mundo e internacionalmente reconhecida pela sua qualidade gastronômica e capacidade de lançar tendências. A suinocultura brasileira só tem a ganhar com mais essa importante e ousada iniciativa”.

Parceiro da ABCS nas ações de desenvolvimento da cadeia, por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), o Sebrae vê o Festival Suíno no Ponto como um importante evento formador de opinião. “Considerando que será uma ação realizada em São Paulo, um mercado crucial e de grande demanda, e em parceria com restaurantes de renome, o Festival tem uma posição relevante dentro do nosso projeto, porque vai disseminar a qualidade da carne suína e associá-la à gastronomia, que é um nicho diferenciado e que agrega mais valor ao produto, além de integrar diferentes participantes da cadeia”, afirma João Fernando Nunes, gestor nacional da Unidade de Atendimento Setorial Agronegócios do Sebrae Nacional.

O Festival Suíno no Ponto traz ainda uma ferramenta importante de conteúdo e divulgação. Por meio de um hot site específico do evento, os consumidores poderão escolher antecipadamente seus pratos e reservar mesa nos locais que desejar visitar. Os pratos terão desconto de 20%, tornando o Festival ainda mais acessível e alinhado ao público diversificado de São Paulo. Esse desconto foi construído em parceria com os frigoríficos contribuintes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) e está sendo fundamental para a realização do Festival Suíno no Ponto. São apoiadores desta ação os frigoríficos Cowpig, Frigodeliss, Gran Corte, Nutribras, Seara e Suinco, possíveis fornecedores para abastecer os restaurantes com os cortes selecionados para o menu do festival.

Restaurantes já confirmados

12 burger
A Bela Sintra
Aconchego Carioca
Adega Santiago
Attimo
Buttina
Cantaloup
Capim Santo
Carnívoria
Charlô Bistrô
Cosí
Dalva e Dito
Due Cuochi
Esquina Mocotó
FrangÓ
Galuska
Garimpos do Interior
Jacarandá
Jiquitaia
Karú
Le Vin
Micaela
Miya
Nino Cucina
Nou
Osteria del Pettirosso
Oui
Picchi
Piselli
Più
Pomodori
Quintana
Ruaa
Tan Tan
Tanit
Terraço Itália
Varanda
Veríssimo
Vinheria Percussi
Zena

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas