Expointer 2016 recebe Fórum de Baixa Emissão de Carbono

Expointer 2016 recebe Fórum de Baixa Emissão de Carbono

Maior feira agropecuária da América Latina será palco de debate sobre tratamento de dejetos na suinocultura

A sustentabilidade na produção suinícola será o foco da participação da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), na Expointer 2016, em Esteio-RS. Nesta edição do evento, que acontece de 27 de agosto a 4 de setembro, a entidade leva o Fórum de Baixa Emissão de Carbono, realizado em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A ação vai apresentar as alternativas economicamente viáveis para o tratamento de dejetos oriundos da produção suinícola.

O Fórum de Baixa Emissão de Carbono está marcado para o dia 30 de agosto. Na programação estão previstas palestras sobre o Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) e o Projeto Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono; tecnologias de produção mais limpa; geração de renda a partir dos dejetos; viabilidade econômica para tecnologias de baixa emissão de carbono; Aproveitamento Energético do Biogás; e oportunidades de financiamento.

Nilo de Sá, diretor executivo da ABCS, comenta a importância a inserção do Fórum na programação da feira. “A Expointer é um evento muito expoente entre as exposições agropecuárias do Brasil. Além da grande participação de produtores, conta com excelentes cursos e capacitações. O Fórum de Baixa Emissão será um dos eventos que vai agregar mais conhecimento à cadeia produtiva sobre as tecnologias para uma produção mais limpa e sustentável”.

Todo o conteúdo apresentado durante o Fórum é resultado de uma série de pesquisas feitas ao longo de um ano para avaliar e disseminar alternativas economicamente viáveis para o tratamento de dejetos oriundos da produção suinícola. O evento é gratuito e tem como foco produtores de suínos, gerentes de granja, chefes de setor, técnicos, acadêmicos e agentes financiadores.

Para Valdecir Folador, presidente da Acsurs, o Fórum vai contribuir para o desenvolvimento da suinocultura do Rio Grande do Sul. “Esta ação vai oportunizar aos produtores o conhecimento das tecnologias disponíveis em baixa emissão de carbono. A sustentabilidade na produção é atualmente uma das principais preocupações da cadeia suinícola, portanto, o Fórum traz informações importantes que poderão ser aplicadas nas granjas, melhorando a produtividade e o rendimento dos suinocultores”, avalia.

Também são apoiadores do Fórum o Instituto do Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Embrapa Suínos e Aves, Sebrae Nacional, Banco do Brasil e a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs).

Confira o convite aqui.

A Expointer

A Expointer é a maior feira de agropecuária da América Latina, reunindo em média mais de 500 mil visitantes por edição. Tradicionalmente, a suinocultura conta com um espaço de destaque no evento, com diversas atividades para promoção da carne suína realizadas pela Acsurs.

Entre os destaques, a Vitrine da Carne Gaúcha é um dos pontos altos de divulgação da versatilidade e qualidade da proteína. Esta será a quinta participação da carne suína no espaço, organizado pela Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS).

Diariamente, a partir das 14h, a Vitrine vai demonstrar para o público da Expointer os diversos cortes da carne suína e, em seguida, elaborados pratos que, após prontos, serão servidos para degustação.

Além disso, a Acsurs vai estar presente na feira durante os noves dias de realização, com o Centro de Eventos e o Restaurante da Acsurs, que vai servir vários cortes de carne suína, incentivando o seu consumo. Esse espaço vai contar ainda com ações diárias de degustação proteína, sendo duas por dia – uma vez pela manhã e outra à tarde.  Já no dia 31 de agosto será realizado o Jantar da Suinocultura, que tem como objetivo reunir o setor e apresentar a autoridades ligadas ao agronegócio as demandas do setor.

 

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas