XVI Festival do Leitão de Rio Verde acontece em agosto

XVI Festival do Leitão de Rio Verde acontece em agosto

ABCS e AGS apoiam evento promovido pela Agigo no maior polo de suinocultura de GO

Estimular o desenvolvimento da cadeia suinícola em Goiás, é com esse objetivo que a Associação dos Granjeiros Integrados do Estado de Goiás (Agigo) realiza, nos dias 26 e 28 de agosto, o XVI Festival do Leitão de Rio Verde. O evento conta com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e Associação Goiana de Suinocultores (AGS) e integra além de um Encontro Técnico, um almoço festivo para apreciação da proteína suína.

Rio Verde, localizada a cerca de 230 Km da capital Goiânia, é o maior polo de suinocultura de Goiás e um dos maiores do Brasil. A região possui um rebanho de 70 mil matrizes e uma cadeia produtiva integrada e tecnificada, responsável por 80% da produção de suínos do estado. A relevância da produção suinícola para a economia da região demanda a realização de um encontro técnico, que reúna a cadeia produtivo para o debate de assuntos atuais e relevantes para o setor.

Para esta edição, cinco temas diferentes que atendem às diversas demandas do setor serão debatidos: associativismo, sanidade, inseminação em tempo fixo (IATF), ambiência na reprodução e destinação adequada de animais mortos nas granjas. “No Festival apresentamos tecnologias e novidades que contribuem com a difusão de informações e atualização de assuntos importantes para os participantes do encontro”, afirma Iuri Pinheiro Machado, consultor da Agigo e coordenador do evento.

Marcelo Lopes, presidente da ABCS, vai participar do evento apresentando a palestra “Associativismos na suinocultura: conquistas, desafios e oportunidades”. Segundo ele, o Festival está consolidado no calendário de eventos da suinocultura da região. “O Festival atrai muitos participantes e é bastante esperado pelos rio-verdenses e suinocultores das proximidades pois está em uma região relevante para atividade, que possui 70 mil matrizes.  Os debates são sempre um sucesso e muito valorosos pela qualidade técnica das apresentações”.

Além do encontro técnico, o Festival promoverá um almoço festivo e contará ainda com stands de fornecedoras do setor, possibilitando a divulgação de produtos e o contato direto entre produtores e empresas. “O Festival tem uma função técnica, mas também busca reunir a comunidade para apreciar a carne suína. Esperamos a participação da sociedade, dos profissionais de Goiás e dos estados vizinhos”, completa Iuri Pinheiro Machado.

O Encontro Técnico do Festival acontece no dia 26 de agosto, das 8h45 às 16h, no Auditório do Senac de Rio Verde. Já o almoço festivo será realizado no dia 28, a partir da 12h, no CTG Querência de Rio Verde.

Fonte: ABCS

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas